Entre Karuwaras e Caboclos: pajelança, territorialidade e relações afroindígenas entre os Tenetehar-Tembé do alto rio Guamá (PA)

Autores

  • Benedito Emílio da Silva Ribeiro emiliosilvaribeiro20@gmail.com
    Museu Paraense Emílio Goeldi http://orcid.org/0000-0002-1721-5791
  • Daniel Xavier da Fonseca danyelxavier2@gmail.com
    Universidade Federal do Pará

DOI:

10.48074/aceno.v8i17.12357

Resumo

Esta pesquisa analisa as práticas culturais em torno da pajelança Tembé na Terra Indígena Alto Rio Guamá, nordeste do Estado do Pará. Estabelece conexões e avalia interações, empréstimos e trocas com práticas de origem africana e europeia, que revelam relações afroindígenas no interior das aldeias. Mapeando as especificidades da pajelança, os praticantes e repertórios de conhecimento dos Tembé do Guamá, percebe-se como este povo incorporou elementos “exógenos” para potencializar, criativamente, suas práticas tradicionais e demarcar aspectos de sua identidade e territorialidade.

Palavras-chave: Amazônia; relações afroindígenas; povo Tenetehar-Tembé; práticas culturais; território e espiritualidade.

Biografia do Autor

Benedito Emílio da Silva Ribeiro, Museu Paraense Emílio Goeldi

Estudante de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural, Museu Paraense Emílio Goeldi – Belém, Pará, Brasil. Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM/UFPA) e do Grupo de Pesquisa Diversidade e Interculturalidade na Amazônia: pesquisas colaborativas e pluridiciplinares (DINA/MPEG). Possui vínculo com o Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia (LABHIST/UFPA) e com o Laboratório de Etnologia e História Indígena (LAETHIN/MPEG). Possui experiências na área da História e Antropologia, com interesse na temática indígena, e afro-indígena, e em debates decoloniais e transdisciplinares. Suas mais recentes pesquisas voltam-se para: História da Amazônia; Antropologia histórica; Interculturalidade; Povos indígenas; História Tenetehar-Tembé; Saberes tradicionais; Práticas terapêuticas; Políticas públicas e indigenistas; Serviço de Proteção aos Índios; Diretos indígenas; Territórios, territorialidades e fronteiras; Agências e r-existências indígenas.

Daniel Xavier da Fonseca, Universidade Federal do Pará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia - Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Licenciado em História - Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM/UFPA). Tem experiências na área de História e Antropologia, e interessa-se pelas temáticas afro-religiosa e afroindígena, além de debates decoloniais e diálogos interdisciplinares. Principais temas: História da Amazônia, Interculturalidade, Antropologia histórica, História Local, Arquivos do Poder Judiciário, Populações indígenas, Populações quilombolas, comunidades de terreiro, pajelança e saberes tradicionais.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Dossiê Temático: Retomadas e re-existências indígenas, negras e quilombolas