Abordagem etnográfica em avaliação de programas nos tribunais de contas brasileiros

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v8i18.12340

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção dos auditores de controle externo sobre a utilização do método etnográfico nas avaliações de programas e políticas públicas realizadas em tribunais de contas estaduais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, adotando-se categorias de análise dos métodos dominantes e a abordagem etnográfica, além da escolha de unidades de análise. Definiu-se como unidades de análise quatro Tribunais de Contas, em que foram entrevistados oito auditores. Os resultados sugerem o potencial da abordagem etnográfica em avalição de programas e políticas públicas para aprimorar a compreensão do contexto avaliado e a melhor requalificação analítica das conclusões numéricas das avaliações operacionais e, sobretudo, o estímulo à participação social e à apropriação da matéria pelas comunidades e pelos cidadãos em geral. Em contrapartida, ressaltam a possível elevação dos custos imediatos associados à abordagem tradicional e a necessidade de capacitação dos auditores em técnicas do método etnográfico.

Biografia do Autor

Serafim Firmo de Souza Ferraz, Universidade Federal do Ceará

Professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo). Docente do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria.

Priscila Lima de Castro, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará com Doutorado-Sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha).

Downloads

Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Artigos Livres