“Da fervorosa religião à geração de camisinhas nas mãos...”: narrando uma juventude interiorana

Autores

  • Jefferson Adriã Reis jeffersonadriareis@gmail.com
    Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)
  • Márcio Alessandro Neman do Nascimento marcioneman@gmail.com
    Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Thiago Cardassi Sanches thcardassi@gmail.com
    Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)
  • Moisés Lopes sepolm@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-7506-707X http://lattes.cnpq.br/7283665644270921

DOI:

https://doi.org/10.48074/aceno.v8i16.12190


Resumo

A narrativa de história de vida busca a reconstrução e a análise de experiências singulares a partir de um engendramento coletivo de um período sócio-histórico-político e cultural localizado. O presente artigo investe na problematização de uma narrativa de uma história de vida de um jovem que compartilhou suas experiências relacionadas à vivência da homossexualidade masculina em uma região interiorana do estado do Paraná. A construção teórico-metodológica se formulou em uma entrevista transcrita e posteriormente analisada a partir de uma perspectiva pós-estruturalista dos estudos das produções de subjetividades, gêneros e sexualidades. Nesta pesquisa, buscamos, em um processo polifônico de análise, problematizar questões pertinentes que surgiram nas falas do participante e que se relacionam à sua composição de jovem homossexual e ao seu posicionamento de sujeito perante a macropolítica em intersecção com a micropolítica do desejo.

Biografia do Autor

  • Jefferson Adriã Reis, Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)

    Licenciado em Letras (Português) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Câmpus Rondonópolis). Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Membro do LEPSI.

  • Márcio Alessandro Neman do Nascimento, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

    Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Mestre e Doutor em Psicologia e Sociedade: Subjetividade e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Câmpus Assis-SP. Graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Coordenador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI). Pesquisador no grupo de pesquisa Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS).

  • Thiago Cardassi Sanches, Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)

    Doutor em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/Campus Cuiabá). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (Pitágoras), e em Turismo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Membro do LEPSI

  • Moisés Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Artigos Livres