“Da fervorosa religião à geração de camisinhas nas mãos...”: narrando uma juventude interiorana

Autores

  • Jefferson Adriã Reis jeffersonadriareis@gmail.com
    Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)
  • Márcio Alessandro Neman do Nascimento marcioneman@gmail.com
    Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
  • Thiago Cardassi Sanches thcardassi@gmail.com
    Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)
  • Moisés Lopes sepolm@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-7506-707X http://lattes.cnpq.br/7283665644270921

DOI:

10.48074/aceno.v8i16.12190

Resumo

A narrativa de história de vida busca a reconstrução e a análise de experiências singulares a partir de um engendramento coletivo de um período sócio-histórico-político e cultural localizado. O presente artigo investe na problematização de uma narrativa de uma história de vida de um jovem que compartilhou suas experiências relacionadas à vivência da homossexualidade masculina em uma região interiorana do estado do Paraná. A construção teórico-metodológica se formulou em uma entrevista transcrita e posteriormente analisada a partir de uma perspectiva pós-estruturalista dos estudos das produções de subjetividades, gêneros e sexualidades. Nesta pesquisa, buscamos, em um processo polifônico de análise, problematizar questões pertinentes que surgiram nas falas do participante e que se relacionam à sua composição de jovem homossexual e ao seu posicionamento de sujeito perante a macropolítica em intersecção com a micropolítica do desejo.

Biografia do Autor

Jefferson Adriã Reis, Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)

Licenciado em Letras (Português) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Câmpus Rondonópolis). Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Membro do LEPSI.

Márcio Alessandro Neman do Nascimento, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Mestre e Doutor em Psicologia e Sociedade: Subjetividade e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Câmpus Assis-SP. Graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Coordenador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI). Pesquisador no grupo de pesquisa Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS).

Thiago Cardassi Sanches, Pesquisador do Laboratório Esquizoanalítico de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI)

Doutor em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/Campus Cuiabá). Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (Pitágoras), e em Turismo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Membro do LEPSI

Moisés Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Artigos Livres