Bastidores de uma pesquisa: a (in)visibilidade dos prazeres, das sexualidades e dos gêneros e a parresia na formação queerizada em psicologia.

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v8i16.11724

Resumo

Esta pesquisa se enunciou a partir de questionamentos acerca dos constantes embates vivenciados em sala de aula ao trazermos a temática de outras sexualidades, outros prazeres e de outras expressões de gênero, dissidentes dos modelos identitários heteronormativos, em nosso cotidiano universitário. Destes tensos encontros, anunciaram-se indagações como: - Que Psicologias estamos ensinando? - Que psicólog@s estão se formando atualmente? E mais uma indagação ainda: - Há uma identidade psi? Nesta pesquisa, agenciam-se através de sete narrativas outras possibilidades de nomearmo-n@s psicólog@s, pois esta pesquisa valora as tecnologias e os conjuntos de estratégias que tanto podem contribuir para a ampliação das Psicologias e suas conexões com a realidade e os movimentos sociais, quanto denunciando as estratégias que podem aprisioná-las em conceitos e metodologias descontextualizadas que reificam biopolíticas de manutenção ao Estado neoliberal.

Biografia do Autor

Danielle Jardim Barreto, Universidade Paranaense

Doutora em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2016), possui mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2002) e graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (1998). Experiência docente em Cursos de Psicologia e Medicina. Tem experiência em atendimentos klínicos com ferramentas conceituais da Esquizoanálise. Possui experiência em coordenação de Curso e na área de docência em Psicologia, com ênfase em docência no ensino superior e capacitações para equipes técnicas de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: diferença, gêneros, sexualidades, modos de subjetivação, relações interpessoais e formação profissional. Membro do grupo de Pesquisa: Psicologias, coletivos e Cultura Queer (PsiCuQueer) na Unesp/Assis SP.

Wiliam Siqueira Peres, Unesp/Assis - SP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e Pós Doutorado em Psicologia e Estudos de Gênero pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente é professor de graduaçao e pós-graduaçao (mestrado e doutorado) em Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Esquizoanálise e processos de Subjetivação, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Sexuais Humanos, cidadania, sexualidades e gêneros em uma perspectiva política queer. Atualmente é professor aposentado.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas com Abordagens em Diversidades Sexuais e de Gênero