A narrativa de histórias de vida como recurso metodológico na pesquisa em psicologia

Autores

  • Ronaldo Adriano Alves dos Santos ronaldo.alves@pucpr.br
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Danielly Christina de Souza Mezzari danielly_mezzari@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho" http://orcid.org/0000-0002-0767-5911
  • Fernando Silva Teixeira-Filho fertilli@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0003-4975-2273

DOI:

10.48074/aceno.v8i16.11715

Resumo

A pesquisa qualitativa em psicologia tem a ver com um reconhecimento de que a vida, a subjetividade e as experiências sociais são, dentre outras coisas, formações discursivas. Dentro desta perspectiva, a narrativa de histórias de vida assume a parcialidade da produção de conhecimento como inerente ao desenvolvimento de uma pesquisa e pode ser pensada como uma alternativa às metodologias hegemônicas assentadas em bases positivistas. Neste processo de questionamento e transformação, os feminismos nos ajudam a problematizar alguns pressupostos antes tidos como essenciais para o fazer científico, tais como a neutralidade, as distinções dicotômicas sujeito/objeto, natureza/cultura, etc. A pesquisa narrativa assume a experiência como inerente à produção de conhecimento e abre a possibilidade de questionamento a um saber que se faria independente dos sujeitos que o produzem.

Biografia do Autor

Ronaldo Adriano Alves dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando no Programa Psicologia e Sociedade da UNESP. Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP. Pós-graduado em Filosofia Política e do Direito, pela UNIOESTE. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Toledo. É docente do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Orientador do Programa Patronato de Toledo-PR. Foi conselheiro estadual da Política de Assistência Social, representado o CRP 8ª Região. Coordenou a Elaboração do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Cascavel-PR. Atuou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), no Serviço de Proteção à Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa, no Serviço de Acolhimento Familiar - Família Acolhedora e Atuou na Vigilância Socioassistencial do Município de Cascavel-PR. Representou o Conselho Regional de Psicologia 8ª Região no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), sendo membro da Mesa Diretiva do CMAS na condição de Vice-Presidente; também representou o CRP na Comissão Intersetorial de Socioeducação do Município de Cascavel-PR (CISVEL), sendo membro da Mesa Diretiva da CISVEL na condição de Presidente. Tem experiência na área da Política de Assistência Social e Psicologia Social Comunitária atuando principalmente nos seguintes temas: Preconceito, Processo de Inculsão/Exclusão Social, Socioeducação, Educação Especial e Educação Inclusiva e Política de Assistência Social e da Criança e do Adolescente, Sexualidades e Gêneros.

Danielly Christina de Souza Mezzari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho"

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - PR. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Doutoranda em Psicologia Social pela mesma Universidade e integrante do grupo de pesquisa Psicuqueer: Coletivo Psicologias e Culturas Queer.

Fernando Silva Teixeira-Filho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado e formado em Psicologia pela Universidade Paulista (1989); Mestre (1993) e Doutor (2000) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre-Docente (2013) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto (nível I) na Universidade Estadual Paulista, em Assis, SP, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase clínica e social trabalhando, principalmente, com os temas: processos de estigmatização; produção da violência; diversidades sexuais; educação de professores; homoparentalidade; homoconjugalidade; adoção; prevenção às DSTs e HIV/Aids; Psicologia e Estudos de Gênero; Psicologia e Teoria Queer; Minimização da LGBTfobia, promoção da cidadania e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisas com Abordagens em Diversidades Sexuais e de Gênero