A educação para as relações étnico-raciais: notas etnográficas sobre populações tradicionais deslocadas

Autores

  • Givanilton de Araújo Barbosa GIVANILTONBARBOSA10@GMAIL.COM
    UFPB

DOI:

10.48074/aceno.v8i17.11689

Resumo

Este artigo trata de práticas pedagógicas de pensar a Educação para as relações étnicas com populações tradicionais, respectivamente com atingidos por barragem. Discute demandas atuais em torno da educação, novas demandas sociais em articulação com as relações étnico-raciais com vista a representações coletivas, bem como reúne reflexões gerais e abordagens teóricas e pedagógicas possíveis. Nos caminhos metodológicos, parte de de extensão pedagógica em escola de reassentamento de atingidos por barragem, nesse cenário foi percebido a relevância do estudo enquanto uma percepção analítica com o público envolvido. Ao concluir as análises, a extensão pedagógica permitiu reunir elementos em torno de uma perspectiva educativa necessária, repensar a educação escolar de populações tradicionais, ribeirinhos em reassentamento, em situação de deslocamento ao serem atingidos por implantação de barragem.

Palavras-chave: Antropologia. Educação. Relações étnicas. Deslocamento social. Populações tradicionais

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Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Artigos Livres