Metamorfoses entre obrigações e medos: um ensaio etnográfico sobre experiências socioespaciais de moradores de comunidades rurais da região metropolitana de São Luís (MA)
DOI:
10.48074/aceno.v7i15.11170Resumo
Neste texto pretendo expor algumas notas de campo acerca de minha pesquisa de doutorado em andamento em quatro pequenas comunidades consideradas rurais da região metropolitana de São Luís - MA. Tento levantar considerações sobre aspectos que têm se destacado na pesquisa, podendo conduzir aos principais eixos de análise no processo de construção futura da tese. Maracanã, Alegria, Vila Mochel e Quilômetro 21 são comunidades impactadas das mais diferentes formas pelas recentes implementações de residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida. Os moradores estabelecidos a longo tempo nessas comunidades desenvolveram um modo de vida onde as relações com seus antepassados, santos e encantados envolvem cadeias de obrigações e um sentido de tradição, expressas em práticas festivas. O contato com a violência via política de Estado, impondo padrões habitacionais com características socioambientais agressivas e o contato com a violência via tráfico de drogas vêm produzindo uma complexa sociabilidade entremeada por medos distintos nessa região.
Palavras-chave: região de Maracanã; Programa Minha Casa Minha Vida; medo; obrigação; tradição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.