A criança é um mundo todo vivo: composições de escritas para pensar a educação
DOI:

Resumo
Neste artigo, delineamos perspectivas filosóficas e antropológicas junto aos convites das crianças, numa busca em reativar cosmovisões e experiências animistas do pensamento. A partir disso, abrimos breves linhas de possíveis, traçadas à luz das orientações nacionais atuais em Educação Infantil, produzindo um agenciamento que faça funcionar, quiçá, outros modos de perceber e conceber as situações educacionais com crianças. Reside aí a potência de um vínculo conectivo que nos permite manter a capacidade de produzir alianças contagiosas, com tudo que chega: seres humanos e não-humanos, coisas, gestos, transformações, com palavras e ideias. Explorar inesgotavelmente a experiência de aceitar os convites de habitar um devir-criança em nós, que reanime e ative a experimentação incessante com um mundo todo vivo e que nasce continuamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
As autoras ou autores cedem gratuita e automaticamente à Revista ACENO os direitos de reprodução e divulgação dos trabalhos publicados.