Os Kaiowá e Guarani e o Estado Brasileiro: fronteiras, territórios e identidades no sul de Mato Grosso do Sul

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v8i18.11088

Resumo

No artigo são discutidas como as práticas do Estado brasileiro atuam na luta pela garantia dos direitos indígenas dos Guarani e Kaiowá no sul de Mato Grosso do Sul. A metodologia compreende exercícios de reflexão sobre os elementos da vida Guarani e Kaiowá, o modo de ser e caminhar no território tradicional e da fragmentação dos Guarani em diferentes territórios nacionais. O objetivo geral é: “demonstrar como a articulação das práticas que constituíram os limites fronteiriços no estado de Mato Grosso do Sul negaram a luta indígena dos Kaiowá e Guarani”

Biografia do Autor

Pâmella Rani Epifânio Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestre em Antropologia Social.

Mara Aline Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Geografia pela UNICAMP (2014), com estágio de doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/Portugal. Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços - CPAN/UFMS.

Antônio Hilário Aguilera Urquiza , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Antropologia na Universidade de Salamanca/Espanha (2006). Coordenador da Pós-graduação em Antropologia da UFMS; professor da Pós-graduação em Direito (UFMS) e professor colaborador da Pós-graduação em Educação (UCDB). Pesquisador CNPq (PQ2).

Downloads

Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Artigos Livres