(DES) POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A EXCLUSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marcus Vinícius da Silva revisor2.1@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

(Des)políticas linguísticas, Reforma do ensino médio, Ensino de língua espanhola, Educação básica.  

Resumo

O presente trabalho busca analisar e refletir, a partir de um estudo documental, sobre a Medida Provisória – MP nº 746/2016, a qual foi sancionada no Congresso Nacional, transformando-se na Lei de Reforma do Ensino Médio – Lei 13415/17

Biografia do Autor

Marcus Vinícius da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

  • Mestrando em Letras Neolatinas - Estudos Linguísticos em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ;
  • Pós-graduado em Leitura e Producao de Textos pela Universidade Federal Fluminense - UFF;
  • Graduado em Letras Português- Espanhol pela Universidade Federal Fluminense - UFF;
  • Foi Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, entre os anos de 2013-2014, no Projeto intitulado Galego e/ou Português: Representações Linguísticas de Estudantes de Letras sobre Enunciados Orais, sob a orientação do Professor Doutor Xoán Carlos Lagares Diez;
  • Foi Bolsista de Iniciação á Docência em Língua Espanhola da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - PIBID/CAPES, sob a coordenação das Professoras Doutoras Luciana Freitas e Dayala Vargens;
  • Participou do Grupo de Estudos de Políticas Linguísticas (GEPLi), inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ atuando na linha de pesquisa: Políticas linguísticas contemporâneas em países lusófonos e hispanófonos;
  • Estudou um semestre na Universidad de Salamanca (USAL- Espanha) com bolsa UFF-SANTANDER (2014.2).

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Publicado

2018-05-16

Como Citar

Silva, M. V. da. (2018). (DES) POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A EXCLUSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Diálogos, 6(2), 233–245. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/5894

Edição

Seção

Caderno Estudos Linguísticos e Literários