Avaliação do Coeficiente γz em Situação Estrutural Próxima do Seu Limite de Aplicação

Autores

  • Hadam Richard Silva Leite Lemes hadamrichard@hotmail.com
  • Cláudio Cruz Nunes ccnunes@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Arquitetura, Engenharia, e Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil.

DOI:

10.18607/ES201765451

Palavras-chave:

Coeficiente γz, Efeitos globais de segunda ordem, Análise não linear geométrica, Edifício alto de concreto armado, Dependência generalizada entre deslocamentos

Resumo

Estruturas que apresentam alta sensibilidade a deslocamentos horizontais possuem efeitos globais de 2ª ordem relevantes, que não podem ser desprezados. O Processo Rigoroso de análise não linear geométrica é aquele que apresenta a maior precisão na determinação desses efeitos.  No entanto, devido à sua complexidade e demanda de tempo, nem sempre é viável sua aplicação. Surgem como alternativa os métodos aproximados de obtenção dos efeitos globais de 2ª ordem, dentre eles o Processo Simplificado do coeficiente γz, recomendado na ABNT NBR 6118:2014. Nesta pesquisa utilizou-se um modelo estrutural de edificação em concreto armado de baixa rigidez lateral no qual foram calculados, com auxílio dos softwares SALT-NLG e SALT-UFRJ, os deslocamentos horizontais e esforços solicitantes de 2ª ordem, por meio do Processo Rigoroso e do Simplificado, de modo a avaliar a precisão do coeficiente γz em uma situação próxima do seu limite de aplicação de acordo com a ABNT NBR 6118:2014. Por meio da análise do Processo Simplificado versus Rigoroso, observou-se que os resultados de deslocamentos horizontais e de esforços solicitantes de cisalhamento foram adequados, atendendo aos critérios da norma. Todavia, para os esforços de flexão, as diferenças ficaram um pouco acima do limite normativo de 10% contra a segurança. Destarte, concluiu-se que para edifícios semelhantes ao desta pesquisa, o Processo Simplificado não foi completamente satisfatório. Os resultados obtidos servem de alerta aos projetistas estruturais.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hadam Richard Silva Leite Lemes

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil.

Cláudio Cruz Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Arquitetura, Engenharia, e Tecnologia. Departamento de Engenharia Civil.

Professor D.Sc. Associado da Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia, e Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para o cálculo de estruturas de edificações. Rio de Janeiro, 1980.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6123: Forças devidas ao vento em edificações. Rio de Janeiro, 1988.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8681: Ações e segurança nas estruturas - Procedimento. Rio de Janeiro, 2003.

CARMO, R. M. S. Efeitos de segunda ordem em edifícios usuais de concreto armado. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 1995.

FEITOSA, L. A. e ALVES, E. C. Estudo da estabilidade global de edifícios altos com lajes protendidas. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. V8, n. 2, p. 196-224, 2015.

MONCAYO, W. J. Z. Análise de segunda ordem global em edifícios com estrutura de concreto armado. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2011.

NUNES, C. C. Dependência Linear Generalizada entre Deslocamentos de Modelos Reticulados, Placas e Cascas. Tese de Mestrado, IX, 131 p., COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia Civil, Rio de Janeiro, 1994.

NUNES, C. C. Análise de edifício de alvenaria estrutural calculado com dependência linear generalizada entre deslocamentos. eeea - 3º Encontro em Engenharia de Edificações e Ambiental, ISSN 2318-5570, Cuiabá, Mato Grosso, 16 e 17 de novembro de 2015.

NUNES, C. C. Análise não linear geométrica de pórtico espacial com dependência generalizada entre deslocamentos. Tese (Doutorado) – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

NUNES, C. C. e LIMA, L. C. P. Comparação entre os esforços em pilares de edifício alto calculados no regime elástico linear com os calculados no regime elástico não linear geométrico. In: IBRACON, Fortaleza, 2000.

NUNES, C. C.; SORIANO, H. L. e VENANCIO FILHO, F. Geometric non-linear analysis of space frame with rotation greater than 90°, with Euler angles and quase-fixed local axes system. International Journal of Non-linear Mechanics. Elsevier Science Ltda, 2002.

OLIVEIRA, D. M.; SILVA, N. A.; OLIVEIRA; P. M. e RIBEIRO, C. C. Avaliação dos momentos de segunda ordem em estruturas de concreto armado utilizando os coeficientes γz e B2. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. V. 7, n. 3, p. 329-348, 2014.

PASSOS, V. M.; FEITOSA, L. A.; ALVES, E. C. e AZEVEDO, M. S. Análise da instabilidade de edifícios altos com lajes protendidas e lajes nervuradas. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. V. 9, n. 2, p. 244-262, 2016.

VASCONCELOS, A. C. Em que casos não se deve aplicar o processo simplificado do γz para determinação dos efeitos de 2ª ordem? Artigo Biblioteca Digital TQS, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

Lemes, H. R. S. L., & Nunes, C. C. (2017). Avaliação do Coeficiente γz em Situação Estrutural Próxima do Seu Limite de Aplicação. E&Amp;S Engineering and Science, 6(2), 33–45. https://doi.org/10.18607/ES201765451