Caracterização Mecânica de Compósitos Cimentícios Reforçados com Fibras de Politereftalato de Etileno Espiraladas

Autores

  • Paloma Fonseca Rodrigues engciencia@gmail.com
  • Tatiana Portela Ribeiro engciencia@gmail.com
  • Alex Neves Junior alexnevesjr@gmail.com

DOI:

10.18607/ES201764750

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre as propriedades mecânicas e de porosidade de compósitos reforçados com fibras de politereftalato de etileno (PET) espiraladas provenientes da reciclagem de garrafas de refrigerante. As fibras PET foram espiraladas com o objetivo de melhorar a zona de aderência entre a matriz e a fibra. A utilização de fibras em matrizes cimentícias tem por objetivo o controle de fissuração e microfissuração do material, aumentando a sua tenacidade. Foram confeccionados concretos utilizando o traço 1: 0,5: 0,5 e variando a relação água x cimento em 0,5 e 0,6 com a substituição parcial do cimento pela sílica ativa na proporção de 20% para o caso 0,6, adicionando nos dois casos 1% de fibra em relação ao volume de concreto moldado para comparação com compósitos de referência sem fibras. Os resultados mostraram que todos os compósitos com a adição de fibras PET apresentaram resistência mecânica à compressão próxima àquelas sem fibras, e em relação ao ensaio de resistência à tração na flexão todos os compósitos fibrosos apresentaram melhoria no comportamento pós-fissuração. Os compósitos fibrosos com relação água x cimento 0,6 apresentaram índices de absorção de água superiores aos compósitos de referência, devido aos vazios constatados na interface fibra – matriz e a presença da sílica ativa que alterou a sua reologia. O uso da relação água x cimento 0,5 nos compósitos fibrosos sem sílica ativa melhorou a sua reologia resultando em materiais com menores índices de absorção de água em relação às referências.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

BAUER, L. A. Falcão. Materiais de construção, 1. 5.ed. revisada, [reimp.]. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 471 p.

BENTUR, A.; MINDESS, S. Fibre Reinforced Cimentitious Composites, 2.ed. Oxon: CRC Press, 2006. 624 p.

BENTZ, D. P.; STUTZMAN, P. E. Evolution of porosity and calcium hydroxide in laboratory concretes containing sílica fume. Cementand Concrete Research, V. 24, no. 6, p. 1044-1050, 1994.

BRASIL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9779: Argamassa e Concreto Endurecidos – Determinação de Absorção de Água por capilaridade. Rio de Janeiro, abr. 1995. 2p.

BRASIL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 12142: Concreto – Determinação da Resistência à Tração na Flexão de Corpos de Prova Prismáticos. Rio de Janeiro, dez. 1991. 3p.

BRASIL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 5739: Concreto – Ensaio de Compressão de Corpos de Prova Cilíndricos. Rio de Janeiro, jul. 1994. 4p.

BRASIL. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 5738: Concreto – Procedimento para Moldagem e Cura dos Corpos de Prova. Rio de Janeiro, dez. 2003. 6p.

CORÓ, A. G. Investigação das Propriedades Mecânicas de Concretos Reforçados com Fibras PET. 2002. 46 f. Monografia (Especialização em Engenharia Civil) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2002.

HOFFMANN, A. Ti. Influência da Adição de Sílica Ativa, Relação Água/Aglomerante, Temperatura e Tempo de Cura no Coeficiente de Difusão de Cloretos em Concretos. 2001. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Graduação em Engenharia Civil, Porto Alegre, 2001.

MARANGON, Ei. Aspectos do Comportamento e da Degradação de Matrizes de Concreto de Cimento Portland Reforçados com Fibras Provenientes da Reciclagem de Garrafa PET. 2004. 75 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Especialização em Engenharia Civil) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí, 2004.

MENESES, I. A. Avaliação de Concreto com Adição de Fibras PET Submetido a Altas Temperaturas. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pós-Graduação em Engenharia Civil, Natal, 2011.

SILVA FILHO, L. C. P. Durabilidade do concreto à ação de sulfatos: análise do efeito da permeação de água e da adição de microssílica. 1994. 143 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil, Porto Alegre.

SILVEIRA, A. Vantagens da reciclagem. Disponível em: www.vassourapet.com.br. Acesso em: Outubro, 2014.

SPECHT, L. P. Comportamento de Misturas Solo-Cimento_fibra Submetidas a Carregamentos Estáticos e Dinâmicos Visando a Pavimentação. 2000. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Porto Alegre, 2000.

Downloads

Publicado

2017-04-01

Como Citar

Rodrigues, P. F., Ribeiro, T. P., & Junior, A. N. (2017). Caracterização Mecânica de Compósitos Cimentícios Reforçados com Fibras de Politereftalato de Etileno Espiraladas. E&Amp;S Engineering and Science, 6(1), 29–37. https://doi.org/10.18607/ES201764750