Perspectivas plurais para a presença negra na Universidade Federal de Viçosa

Autores

  • Edimara Maria Ferreira edimara.ferreira@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Viçosa
  • Tatiani Gomes Gouvêa tatianigouvea@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Viçosa

DOI:

10.48074/aceno.v5i10.6479

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os inúmeros aspectos sobre os quais podemos analisar a representação dos negros na Universidade Federal de Viçosa à luz de Maurice Halbwachs (1990), Peter Burke (2000), Pierre Nora (1981) e Sandra Jatahy Pesavento (2012). Neste contexto, para diagnosticar e analisar a presença negra na instituição faz-se necessário não só mensurar os indivíduos pertencentes a este grupo, mas também analisar o conjunto de relações sociais que mobilizam o grupo, os símbolos históricos que o constituem e sua relação com o espaço que ocupa e com os demais grupos presentes neste e em seu entorno. Além disso, diz respeito, ainda, a recuperar as marcas deste grupo nos vários espaços da instituição, bem como, saber quantas destas marcas são efetivamente simbólicas para este grupo.

Biografia do Autor

Edimara Maria Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Possui especialização em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2012). Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Licenciada em Formação Pedagógica de Docentes - Biologia pela Universidade de Franca (2012).

Tatiani Gomes Gouvêa, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Possui especialização em Psicopedagogia pela Empresa Viçosense de Assessoria Técnico-Acadêmica Ltda - EVATA (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2004).

Downloads

Publicado

2019-07-07

Edição

Seção

Artigos Livres