“Aqui a gente planta em família”: notas sobre a relação entre família e a lavoura de soja em assentamentos rurais do meio norte de Mato Grosso

Autores

  • Cristiano Desconsi crdesconsi@gmail.com
    PPGSA/UFRJ

DOI:

10.48074/aceno.v5i9.5975

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre família e exploração agrícola em assentamentos do meio norte do Mato Grosso. A reflexão baseia-se em dados etnográficos obtidos em assentamentos rurais entre 2008 e 2014 cujas terras estão, atualmente, totalmente ocupadas por lavouras de soja, não se diferindo, do ponto de vista da ocupação física do espaço, das grandes explorações agrícolas. Inspirando-se na noção de “rede”, descreve-se um caso concreto a fim de demonstrar como os assentados ativam os familiares e, por vezes, os vizinhos para plantar soja e, por meio destes, mobilizam (ou tentam mobilizar) os recursos necessários para tal, produzindo e reproduzindo obrigações entre si. Por essa via, tanto se definem aproximações e distanciamentos entre membros “da família”, bem como se constituem composições de áreas para implantar lavouras, transcendendo os limites do lote individual, além de estabelecer, manter ou alterar hierarquias sociais entre os envolvidos.

Biografia do Autor

Cristiano Desconsi, PPGSA/UFRJ

Doutorando do Programa de Sociologia e Antropologia - PPGSA -  da Universiadade Federal do Rio de Janeiro _ UFRJ

Referências

ALMEIDA, L. Gaúchos, festas e negócios: o agronegócio da soja no meio norte do Mato Grosso. Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação de Sociologia e Antropologia/UFRJ, 2013.

ARENSBERG, C; KIMBALL, S. Family and community in Ireland. Harvard University Press, 1968.

BOURDIEU, Pierre. Argélie 60: structures économiques et structures temporalles. Paris, Les Éditions de Minuit, 1977.

BOURDIEU, P. O senso prático. Petrópolis/RJ, Ed. Vozes, 2009.

DESCONSI, C. A marcha dos pequenos proprietários rurais: trajetórias de migrantes do sul do Brasil no Mato Grosso. Rio de Janeiro, E-papers, Coleção Sociedade e Economia do Agronegócio vol. I, 2011.

DESCONSI, Cristiano. Famílias do sul do Brasil na luta pela terra em Mato Grosso. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, Porto Alegre/RS, 2015.

DUFY, C; WEBER, F. L´ethnographie economique, Paris La Découverte, 2007.

FERNANDEZ, A. J. C. Do Cerrado à Amazônia: das estruturas sociais da economia da soja em Mato Grosso, Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural/UFRGS, 2007.

FORTES, M. Introduction. In: GOODY, Jack. The Developmental Cycle in Domestic Groups. Cambridge: Cambridge University Press, 1971, p. 1-14.

GESSAT-ANSTETT, É. “Du collectif au communautaire. À propos des réseaux familiaux dans la Russie post-soviétique”. L’Homme. EHESS. nº 157 janvier/mars, 2001, p.115-136.

GODELIER, M. O legado de Mauss. In: ______. O enigma do dom. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001, p. 19-161.

HEREDIA, Beatriz, PALMEIRA, Moacir; LEITE, Sérgio Pereira. Sociedade e Economia do “Agronegócio” no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 25, n° 74, 2010, p. 159-196.

HEREDIA, B. A. A morada da vida: trabalho familiar e pequenos produtores do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1979.

HEREDIA, B; PALMEIRA, M. Migrações em áreas de agronegócio. Travessia Revista do Migrante. São Paulo, nº 65, set-dez, 2009, p. 71-88.

MORENO, G. Terra e poder em Mato Grosso: política e mecanismos de burla 1892-1992. Cuiabá. EduUFMT, Entrelinhas, 2007.

THOMAS, W. I.; ZNANIECKI, F. The Polish Peasant in Europe and America. Boston, Gohan Press, vol.1, 1918.

WESZ Jr., W. O Mercado da soja e as relações de troca entre produtores rurais e empresas no sudoeste de Mato Grosso. Rio de Janeiro, Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade/UFRRJ, 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Edição

Seção

Artigos Livres