Apresentação Dossiê: “Cosmologias, territorialidades e políticas de quilombolas e de povos tradicionais”

Autores

  • Sonia Regina Lourenço soniaufmt@gmail.com
    PPGAS/Universidade Federal de Mato Grosso http://www.ufmt.br/ufmt/un/ppgas
  • Carlos Alexandre Plínio dos Santos carlosalexandrebps@gmail.com
    Universidade de Brasília
  • Sandro José Silva saandro@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Raquel Mombelli raquelmombelli@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

10.48074/aceno.v3i6.4735

Resumo

Apresentação Dossiê: “Cosmologias, territorialidades e políticas de quilombolas e de povos tradicionais” – ACENO, Revista de Antropologia do Centro-Oeste, 6 (3). Cuiabá: PPGAS/UFMT, ago. /dez. 2016.

Biografia do Autor

Sonia Regina Lourenço, PPGAS/Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunta do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso -UFMT. Graduada (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1999). Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná (2001). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Sócia-efetiva da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Na UFMT, tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão com comunidades quilombolas de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.Tem experiência na área de Etnologia Indígena, Antropologia da Música, Antropologia Afro-Brasileira, Antropologia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, ritual e performance, patrimônio cultural e museus, etnicidades e relações de gênero.

Carlos Alexandre Plínio dos Santos, Universidade de Brasília

Professor Adjunto do Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa: campesinato, parentesco, memória, escravidão e pós-emancipação, comunidades negras rurais e urbanas – quilombolas. Membro do Comitê Quilombos e da Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Sandro José Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo na Graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Direito. Membro do Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre relações etnicoraciais, patrimônio cultural e Direitos Humanos.

Raquel Mombelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora colaboradora do Departamento de Antropologia Social da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), pesquisadora vinculada ao Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (UEA), desenvolvendo pesquisas sobre comunidades e povos tradicionais em Santa Catarina e direitos territoriais e culturais. Vice coordenadora do Comitê Quilombos da Associação Brasileira de Antropologia (2014-2016). 

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Dossiê Temático