A Educação Escolar Quilombola na ANPED: análise da produção do GT 21 - Educação e relações étnico-raciais

Autores

  • José Valdir Jesus de Santana santanavaldao@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Benedito Gonçalves Eugênio beneditoeugenio@bol.com.br
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nakson Willian Silva Oliveira naksonoliveira@hotmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudia de Jesus Pereira claudiajppereira@gmail.com.br

DOI:

10.48074/aceno.v3i6.4333

Resumo

A emergência das comunidades negras contemporâneas, rurais e urbanas, que resistiram aos artifícios de apagamento material e simbólico a que foram submetidas ao longo de nossa história, resulta de tensos processos dos quais participa a definição da modalidade de educação escolar quilombola (MIRANDA, 2016). Neste trabalho, analisamos as pesquisas sobre educação escolar quilombola, publicadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED, no Grupo de Trabalho intitulado Educação e Relações Étnico-raciais, no sentido de compreender os modos e formas de apropriação da escola por parte das comunidades remanescentes de quilombos, conforme definido pela Constituição Federal de 1988, o que implica em pensar a relação entre antropologia e educação.

Biografia do Autor

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Ggraduado em Pedegogia e mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia; Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Relações Énticas e Contemporaneidade. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre educação e relações étnico-racias; antropologia e educação e educação escolar indígena.

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2010), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade, do qual foi Vice-coordenador (2014-2016) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN). Coordena, desde 2011, o curso de Especialização em Educação e Diversidade Étnico-cultural. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo (políticas e práticas pedagógicas para a educação básica), educação das relações etnicorraciais, relações de raça e gênero na escola, educação do campo e educação escolar quilombola.

Nakson Willian Silva Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Pedagogia pela Universidades Estadual do Sudoeste da Bahia. Dedidca-se a estudos e pesquisas sobre educação, sexualidade e gênero na educação infantil e relações étnico-raciais.

Claudia de Jesus Pereira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia.

Referências

ALMEIDA, A.W. B. de. Os quilombos e as novas etnias. In: LEITÃO, Sérgio (org.) Direitos Territoriais das Comunidades Negras Rurais. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1999.

ALMEIDA, Alfredo Wagner B. de. Quilombos: sematologia face a novas identidades. In: PVN (Org). Frechal: terra de preto, quilombo reconhecido como reserva extrativista. São Luís: SMDDH/CCN – PVN, 1996.

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Terras de preto no Maranhão: quebrando o mito do isolamento. São Luís: SMDH: CCN-MA: PVN, 2002. (Coleção Negra Cosme, v.3.).

ARÊDA-OSHAI, Cristina Ma. O ressurgimento de antigas categorias em novos contextos: Quilombos e quilombolas vivendo no presente. Revista da ABPN, v. 8, n. 18, nov./2015 –fev./2016., p.255-279, 2016.

ARRUTI, José Maurício Andion. A emergência dos “remanescentes”: notas para o diálogo entre indígenas e quilombolas. In: Revista Mana 3 (2): pp. 7-38, 1997.

ARRUTI, José Maurício Andion. Quilombos. In: SANSONE, LÍVIO; ARAÚJO, Osmundo (Orgs.). Raça: novas perspectivas antropológicas. 2 ed. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia/EDUFBA: 2008.

ARRUTI, José Maurício Andion. Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

ARRUTI, José Maurício Andion. Da “Educação do Campo” à “Educação Quilombola”: identidade, conceitos, números, comparações e problemas. Raízes, n. 31, v. 1, jan./jun. p. 164- 179, 2011.

ARRUTI, José Maurício Andion. Políticas Públicas para quilombos: terra, educação e saúde. In: PAULA, Marilene de; HERINGER, Rosana. (Orgs.). Caminhos convergentes: Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, p. 75-110, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília (DF).

______. Decreto n° 4.887, de 20 de novembro de 2003. Brasília (DF).

_______. Resolução CNE/CEB Nº 8, de 20 de novembro de 2012. Brasília (DF).

______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2010.

______. Resolução nº 7, 14 de dezembro. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica, 2010.

______. Conferência Nacional de Educação (CONAE). Documento final. Brasília: MEC, SEA, 2010.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, 2004.

BRITO, José Eustáquio. Do quilombo ao canavial: desafios e perspectivas para a implementação da educação escolar quilombola numa comunidade do médio Jequitinhonha. Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013.

CARDOSO, Alainaldo Onofre; ARRUTI, José Maurício Andion. A temática quilombola no banco de teses da capes: mapeamento preliminar. Relatório Lapf/PIBITI, PUC/RJ, 2011.

CARNEIRO, Edison. O Quilombo dos Palmares. Rio de Janeiro: Companhia Nacional, 1988.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Políticas culturais e povos indígenas: uma introdução. In: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; CESARINO, Pedro de Niemeyer (Orgs.). Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

COSTA, Sandra Soares da; DIAS, Maria Helena Tavares; SANTOS, Zizele Ferreira dos. Educação escolar quilombola: experiência sobre formação de professores em Mato Grosso (Brasil). Revista da ABPN, v. 8, n. 18, nov./2015 –fev./2016., p. 90-106, 2016.

DOMINGUES, Petrônio; GOMES, Flávio. Histórias dos quilombos e memórias dos quilombos no Brasil: Revisitando um diálogo ausente na Lei 10.639/2003. Revista da ABPN, v. 5, n. 11, jul.– out. p. 05-28 2013.

FIGUEIREDO, André Videira de. O caminho quilombola: sociologia jurídica do reconhecimento étnico. Curitiba: Appris, 2011.

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: Uma História do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Herança quilombo: negros, terras e direitos. In: BACELAR, Jeferson; CAROSO, Carlos (Orgs.). Brasil: um país de negros? 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas; Salvador, BA: CEAO, 2007.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Herança quilombola: negros, terras e direitos. In: MOURA, Clóvis (Org.). Os quilombos na dinâmica social do Brasil. Maceió: EDUFAL, 2001.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: a conflitualidade em questão. In: Os filhos de África em Portugal: Antropologia, multiculturalidade e educação. Lisboa: ICS, 2004.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Cadernos Cedes, Campinas, v. 18, n. 43, p. 26-37, 1997.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de; SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de. Educação quilombola: entre saberes e lutas. In: DAUSTER, Tania; TOSTA, Sandra Pereira; ROCHA, Gilmar (Orgs.). Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

LARCHERT, Jeanes Martins. Epistemologia da resistência quilombola em diálogo com o currículo escolar. Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013.

MAROUN, Kalyla; ARRUTI, Jose Mauricio Paiva Andion. A ressignificação do jongo e sua relação com a educação em duas comunidades quilombolas do Rio de Janeiro: Bracuhy e Campinho da Independência. Anais da 33ª Reunião Nacional da ANPEd, 2011

MAROUN, Kalyla. ARRUTI, Jose Mauricio Paiva Andion. Educação quilombola em debate: A escola em Campinho da Independência (RJ) e a proposta de uma pedagogia quilombola. Anais da 34ª Reunião Nacional da ANPEd. 2011.

MAROUN, Kalyla; OLIVEIRA, Suely Noronha de; CARVALHO, Edileia. Educação escolar quilombola: diálogos e interfaces entre experiências locais e a institucionalização de uma nova modalidade de educação no Brasil. Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro, Goiânia-GO, 2013.

MARQUES, Eugenia Portela de Siqueira. A identidade negra e o currículo escolar: Um estudo comparativo entre uma escola de periferia e uma escola de remanescentes de quilombos. Anais da 29ª Reunião Nacional da ANPEd, 2006.

FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. A-ian-madê? Processo educacional de crianças quilombolas na escola da cidade. Anais da 35ª Reunião Nacional da ANPEd, 2012.

FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. MBAÉTARACA: uma experiência de educação de jovens quilombolas no município de Nilo Peçanha/BA. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Estado da Bahia (dissertação de mestrado). Salvador: UNEB, 2014.

MACEDO, Dinalva de Jesus Santana. Educação em Comunidades Quilombolas do Território de Identidade do Velho Chico/BA: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidades locais. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Estado da Bahia (tese de doutorado). Salvador: UNEB, 2015.

MIRANDA, Shirley Aparecida de. Dilemas do reconhecimento: a escola quilombola que “vi de perto”. Revista da ABPN, v. 8, n. 18, nov./2015 –fev./2016., p.68-89, 2016.

MIRANDA, Shirley Aparecida de. Educação escolar quilombola em Minas Gerais: entre ausências e emergências. Anais da 34ª Reunião Nacional da ANPEd, 2011.

MOURA, Clóvis. Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. 3. ed. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1981.

MOURA, Clóvis (Org.). Os quilombos na dinâmica social do Brasil. Maceió: EDUFAL, 2001.

NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.

NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência afro-brasileira. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Cultura em movimento: matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008.

O'DWYER, Eliane Cantarino. “Remanescentes de Quilombos” do Rio Erepecuru: o lugar da memória na construção da própria história e de sua identidade étnica. In: BACELAR, Jeferson; CAROSO, Carlos (Orgs.). Brasil: um país de negros? 2 ed. Rio de Janeiro: Pallas; Salvador, BA: CEAO, 2007.

O'DWYER, Eliane Cantarino. Relatório Antropológico sobre terras de quilombo: balanço e prospectivas de uma antropologia em ação. In: O'DWYER, Eliane Cantarino (org.). O fazer antropológico e o reconhecimento de direitos constitucionais: o caso das terras de quilombo no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: E-papers, 2012.

O'DWYER, Eliane Cantarino. Nota introdutória: construções identitárias: nada vem do nada. In: O'DWYER, Eliane Cantarino (org.). O processo identitário e a produção da etnicidade. Rio de Janeiro: E-papers, 2013.

O'DWYER, Eliane Cantarino. Terra de quilombos. Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Antropologia,1995.

OLIVEIRA, Osvaldo Martins de (Org.). Direitos quilombolas & dever de Estado em 25 anos da Constituição Federal de 1988. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016.

OLIVEIRA, Rita de Cássia Magalhães de. Tessituras das diversidades: cultura(s) no cotidiano da escola de um território rural-quilombola. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Estado da Bahia (dissertação de mestrado). Salvador: UNEB, 2014.

OLIVEIRA, Suely Noronha de. Da educação do campo à educação quilombola: Esboço de um percurso. Anais da 34ª Reunião Nacional da ANPEd, 2011.

ONOFRE, Joelson Alves. A lei 10.639/03 e seus desdobramentos em uma escola quilombola. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal da Bahia (dissertação de mestrado), Salvador: UFBA, 2014.

PARÉ, Marilene Leal; OLIVEIRA, Luana Paré de; VELLOSO, Alessandra D’Aqui. A educação para quilombolas: experiências de São Miguel dos Pretos em Restinga Seca (RS) e da comunidade Kalunga do Engenho II (GO). Cadernos Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, maio/ago p. 215-232, 2007.

PEREZ, Carolina dos Santos Bezerra. O ensinar e o aprender do jongo em comunidades quilombolas: a maestria dos jongueiros Cumba. Anais da 34ª Reunião Nacional da ANPEd, 2011.

PURIFICAÇÃO, Josemar Oliveira. Educação Escolar Quilombola: um estudo sobre os aspectos difundidos no Quilombo Rio das Rãs. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Estado da Bahia (dissertação de mestrado). Salvador: UNEB, 2015.

RAMOS, Rosamaria Sarti de Lima. A questão da escolaridade nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. Anais do IX encontro de pesquisa em educação da região sudeste, São Paulo: UFSCAR, 2009.

RATTS, Alecsandro J. P. (Re)conhecer quilombos no território brasileiro: estudos e mobilizações. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares (Orgs). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

REIS, Maria Clareth Gonçalves. Escola e contexto social: um estudo de processos de construção da identidade racial numa comunidade remanescente de quilombo. Programa de Pós-Graduação em Educação (dissertação de mestrado), Juiz de Fora: FE/UFJF, 2003.

ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra Pereira. Antropologia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SAHLINS, Marshall. La pensée bourgeoise: a sociedade ocidental como cultura (1976). In: SAHLINS, Marshall. Cultura na prática. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

SANTOS, Maria Walburga dos. Saberes da terra: o lúdico em Bombas, uma comunidade quilombola (estudo de caso etnográfico), Programa de Pós-Graduação em Educação (tese de doutorado), FE/USP, 2010.

SANTOS, Maria Walburga dos. O lúdico em uma comunidade quilombola: Inspirações para a educação das relações étnico-raciais. Anais da 35ª Reunião Nacional da ANPEd, 2012.

SANTOS, Tatiane Campos dos. Relações entre território e educação na comunidade quilombola Vila de Santo Isidoro, Berilo, MG. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2015.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

SILVA, Givânia maria da. Identidade, territorialidade e educação na comunidade quilombola de conceição das crioulas – Anais da 34ª Reunião Nacional da ANPEd, 2011.

SILVA, Kleide Iraci Marques. A Construção da Identidade Quilombola na Percepção dos Jovens de Araçá/Cariacá, Bom Jesus da Lapa- Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade do Estado da Bahia (dissertação de mestrado). Salvador: UNEB, 2014.

SILVA, Paulo Sérgio da. Contornos pedagógicos de uma educação escolar quilombola. Programa de Pós-Graduação em Educação (tese de doutorado), Porto Alegre: UFRS, 2013.

SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de. Educação e identidade quilombola em Brotas. Programa de Pós-Graduação em Educação (dissertação de mestrado), Campinas: UNICAMP, 2009.

TELLES, Edward. Racismo à brasileira: Uma nova perspectiva sociológica. Rio de Janeiro: Relume Dumara- Funcação Ford, 2003.

TOSTA, Sandra Pereira; ROCHA, Gilmar (Org.). Diálogos sem fronteira: história, etnografia e educação em culturas Ibero-Americanas. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

TRINDADE, Creusa Barbosa dos Santos; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. Educação escolar quilombola: interfaces, travessias e fronteiras da prática pedagógica. Revista da ABPN, v. 8, n. 18, nov./2015 –fev./2016., p. 280-295, 2016.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Edição

Seção

Dossiê Temático