Roma: ascensão e queda de um império do carnaval

Autores

  • Marcos Aurélio Aurélio da Silva marcoaureliosc@hotmail.com
    Professor permanente/PPGAS Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.48074/aceno.v2i3.2545

Resumo

O ensaio fotográfico apresenta dez fotos realizadas entre os anos de 2001 e 2003 para a pesquisa de mestrado "Se manque: uma etnografia do carnaval no pedaço GLS da Ilha de Santa Catarina", no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. As imagens cobrem parte desse "carnaval gay", também conhecido como Carnaval do Roma, um território de sociabilidade e visibilidade para homens e mulheres que se relacionam com pessoas do mesmo sexo e para uma criativa forma de cross-dressing, precursora do movimento drag queen dos anos 90. São estes últimos personagens o foco das fotos. A festa deixou de ser realizada em 2008, uma lacuna nas festividades carnavalescas da cidade de Florianópolis.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Aurélio da Silva, Professor permanente/PPGAS Universidade Federal de Mato Grosso

Antropólogo

Referências

SILVA, Marcos Aurélio da. Se manque! Uma etnografia do carnaval no pedaço GLS da Ilhade Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFSC, 2003.

VENCATO, Anna Paula. “Fervendo com as drags”: corporalidades e performances de drag queens em territórios gays da Ilha de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFSC, 2002.

Downloads

Publicado

2022-03-03

Edição

Seção

Ensaios Fotográficos