Da hiper ficção ao hiper documental: impasses entre ficcional e documental na representação do erotismo indígena no documentário hiper mulheres

Autores

  • José Carlos Felix jcfelixjuranda@yahoo.com.br
    Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Francisco Gabriel De Almeida Rego francisco1gabriel@gmail.com
    Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

10.48074/aceno.v2i3.2502

Resumo

O presente trabalho analisa o documentário Itão kuegü: as hiper mulheres (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette, a fim de refletir a maneira pela qual o cinema documental vem abordando expressões culturais de grupos indígenas, particularmente, no que diz respeito a tensão existente entre a representação cinematográfica documental de cunho etnográfico e o registro de fenômenos culturais centrados no conceito das poéticas orais. Em seguida, examinamos questões acerca do erotismo representado pelo documentário no sentido de problematizar as estratégias de autorrepresentação indígenas, entre elas o feminino, inscrito por meio de antinomias como erotismo/norma sexual e narrativas ficcionais/registro documental.

Biografia do Autor

José Carlos Felix, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Docente Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultura. Pesquisador pelo grupo Pós-Teoria, UNEB/PÓS-CRÍTICA.

Francisco Gabriel De Almeida Rego, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrando em Crítica Cultural - UNEB/Campus II. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Referências

Itão kuegü: as hiper mulheres. Documentário, drama. Direção: Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette. Tecnologia digital. Colorido, estéreo. 80 min. Brasil, 2012.

ADORNO, T. W. A indústria cultural (reconsiderada). In: Theodor W. Adorno. COHN, G. (org). São Paulo: Editora Ática, 1994, p. 92-99.

BAZIN, A. Ontologia da imagem fotográfica. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. In: O cinema – ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991, p. 19-26.

_____. O realismo cinematográfico e a escola italiana da libertação. Trad. Eloisa de Araujo Ribeiro. In: O cinema – ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991b, p. 233-257.

BATAILLE, G. Erotismo. Tradução de Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Entre histórias e tererés: o ouvir da literatura pantaneira. São Paulo: UNESP, 2002.

FERNANDES, Frederico et al. Os trânsitos da voz: de experiências poéticas, religiosas e orais. In: LEITE, Eudes; FERNANDES, Frederico. Trânsitos da voz: estudos de oralidade e literatura. Londrina: EDUEL, 2012, p. 7-20.

FERREIRA, Jerusa Pires. Fausto no Horizonte. São Paulo: EDUC HUCITEC, 1995.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papiros editoras, 2005.

PENAFRIA, MANUELA. Análise de Filmes - conceitos e metodologia (s). In: VI Congresso SOPCOM, abril de 2009.

OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de. Explorando o território da voz e da escrita poética em Paul

Zumthor. Revista Fronteiraz, São Paulo, n. 9, dezembro de 2012, p. 349-359.

SANTIAGO, Silviano. Intensidades discursivas. In: O cosmopolitismo do pobre. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

______. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. Primeira Reimpressão, 2001.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Edição

Seção

Dossiê Temático