Distinção e crítica de cinema na contemporaneidade a partir de estudos de caso

Autores

  • Marina Soler Jorge marina.soler@unifesp.br
    Universidade Federal de São Paulo

DOI:

10.48074/aceno.v2i3.2495

Resumo

Este artigo pretende discutir o conceito de distinção, elaborado nos escritos de Pierre Bourdieu, a partir da análise de críticas de cinema publicadas em revistas voltadas ao público especializado. Nosso objetivo é compreender em que medida estes textos, entendidos como formadores de gosto, participam de estratégias de distinção ao permitir ao espectador dotado dos códigos artísticos elevar-se em relação aos espectadores não-iniciados.

Biografia do Autor

Marina Soler Jorge, Universidade Federal de São Paulo

Marina Soler Jorge é socióloga e professora Adjunto III do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Cursou Sociologia e Ciência Política na Unicamp, é Mestre em Sociologia pela Unicamp e Doutora em Sociologia pela USP. Atua nas áreas de Sociologia da Arte, Sociologia do Cinema, Cinema Brasileiro, Cinema Documentário, Cinefilia e Figurino. É autora do livro "Cultura Popular no Cinema Brasileiro dos Anos 90" (2010) e "Lula no Documentário Brasileiro" (2011), além de artigos sobre cinema, recepção e sociologia da arte.

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Publicado

2015-08-08

Edição

Seção

Dossiê Temático