Guyraroká, Panambizinho e Te’Yikue: Uma experiência com cinema e novas mídias

Autores

  • Nataly Guimarães Foscaches natalyfoscaches@usal.es
    Universidad de Salamanca
  • Antonio Hilario Aguilera Urquiza hilarioaguilera@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

10.48074/aceno.v2i3.2488

Resumo

Com base em estudo etnográfico, este artigo pretende retratar os primeiros passos em favor do empoderamento dos jovens Kaiowá e Guarani das Terras Indígenas Guyraroká, Panambizinho e Te’Yikue, de MS, por meio do cinema e das novas tecnologias, bem como a finalidade e expectativas em relação ao uso destes meios. Resultados parciais mostram que o uso destas tecnologias contribui com a melhoria da autoestima do grupo e fomenta o sentido de pertencimento destes jovens a suas comunidades. Porém, a falta de incentivo impossibilita a concretização deste processo. 

PALAVRAS-CHAVE: Kaiowá e Guarani, cinema, novas mídias, empoderamento.

Biografia do Autor

Nataly Guimarães Foscaches, Universidad de Salamanca

Doutoranda em Estudios Latinoamericanos na Universidad de Salamanca, Mestre em Estudios Latinoamericanos pela Universidad de Salamanca e licenciada em jornalismo pela Universidade Católica Dom Bosco.

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Lorena (1984); graduação em Teologia pelo Instituto de Teologia de Sao Paulo (1990); graduação em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (1994); especialização em Antropologia (teoria e métodos - 1999) e mestrado em Educação (Educação Indígena) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999); master em educação (tecnologias de la educación - 2001) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Salamanca-Espanha (2006).

Referências

ALMEIDA, Ruben Ferreira Thomás de; MURA, Fabio. Guarani Ñandeva. Em:< http://pib.socioambiental.org/pt/povo/guarani-nandeva/1298 > Acesso em: 11 de maio de 2015.

BATISTA, Teresinha Aparecida da Silva. A Luta por uma escola indígena em Te’Yikue Caarapó/MS. Dissertação de mestrado, Educação, UCDB, 2005.

BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Setorial para Culturas Indígenas. Brasília, 2012.

BRASIL. Ministério da Cultura. Pontos de Cultura já são política de Estado. Disponível em: <http://www.cultura.gov.br < Acesso em: 23 de julho de 2014

CARTA CAPITAL. Líder de acampamento Guarani Kaiowá é assassinado. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br > Acesso em: 10 de maio de 2015

CAVALCANTE. Thiago Leandro Vieira. Colonialismo, território e territorialidade: a luta pela terra dos Kaiowá e Guarani em Mato Grosso do Sul. Tese de doutorado, Historia, Unesp, 2013.

COLMAN, Rosa Sebastiana; BRAND, Antonio Jacó. Considerações sobre o território para os Kaiowá e Guarani. Tellus, Campo Grande, n.15, 2008, p-153-174

IBGE, Censo demográfico 2010. Características gerais dos indígenas. Resultados do universo. Rio de Janeiro, 2010.

MACIEL, Nely Aparecida. História da comunidade Kaiowá da aldeia Panambizinho (1920-2005). Dourados,UFGD,2012.

MOTA, Juliana Grasiéli; MEZACASA, Roseline. Jeroky Guasu Ongosu Ita Jeguaka- Grande Festa Cocar de Pedra. Dourados, 2012 (relatório)

PEREIRA, Levi Marques (Coord.). Relatório Circunstanciado de identificação e delimitação da Terra Indígena Guarani-Kaiowá Guyraroká. Três Lagoas, Portaria N.083/PRES/FUNAI 31-01-2001, 2002.

RACISMO AMBIENTAL. Expedição ao território Kaiowá-Guarani Cacique Marcos Verón Tekoha Nhe’e e Ayvu Arandu. Disponível em: < http://racismoambiental.net.br/> Acesso em 1 de maio de 2015

REIS, Paula Feliz dos. Políticas de Cultura a longo prazo: estudo comparativo entre o Plano Nacional de Cultura do Brasil e da Colômbia. Tese de doutorado, Cultura e Sociedade, UFBA, 2013.

RICARDO, Beto; RICARDO, Fany (Coord.). Enciclopédia Povos Indígenas do Brasil. São Paulo, Instituto Socioambiental, 2006. Disponível em: < http://pib.socioambiental.org/pt> Acesso em: 11 de mayo de 2015

SHADEN, Egon. Aspectos Fundamentais da cultura Guarani. São Paulo, Edusp, 1974

SMANIOTTO, Celson Rubens; RAMIRES, Lidio Cavanha; SKOWRONSKI, Leandro

(Org). Atlas Socioambiental Terra Indígena Te’Yikue. Campo Grande, UCDB, 2008.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Edição

Seção

Dossiê Temático