O sujeito contemporâneo frente à produção de sentidos através dos filmes pornográficos como bens simbólicos

Autores

  • Júnior Ratts jr.ratts@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Hamilton Rodrigues Tabosa hrtabosa@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

10.48074/aceno.v2i3.2384

Resumo

Na relação entre Antropologia e audiovisual, compreende-se a imagem não somente como recurso de registro e descrição de situações, mas, sobretudo, como linguagem portadora de símbolos e significados que se contextualizam nas cenas mais diversas da pesquisa social. As imagens são caras à Antropologia porque nos permitem interpretar, compreender e produzir sentidos nos cotidianos onde estamos inseridos. Por isso, este trabalho tem tem por finalidade refletir sobre como os filmes pornográficos são constituídos em bens simbólicos e quais os impactos deste artefato da indústria da cultura de massas para o self, o corpo e a intimidade dos vários sujeitos que por ele são alcançados.

Biografia do Autor

Júnior Ratts, Universidade Federal do Ceará - UFC

Júnior Ratts é Bacharel e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Especialista em Artes Visuais e Performáticas pela Universidade do Algarve (Portugal). É ainda escritor, artista visual, produtor cultural e tem experiência em redação jornalística e publicitária.

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Hamilton Tabosa é bacharel, mestre e doutorando em Ciências da Informações e professor efetivo do curso de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará - UFC.

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Publicado

2015-08-08

Edição

Seção

Artigos Livres