“Que escola é essa que está desfilando?”: os blocos de enredo do carnaval do Rio de Janeiro

Autores

  • Julio Cesar Valente Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v13i1.996

Resumo

O presente artigo aponta para os blocos de enredo que desfilam no carnaval do Rio de Janeiro a partir da construção identitária desta manifestação carnavalesca e análise das forças sociais que os mobilizam, considerando a atuação no campo do carnaval carioca. Amparado por matérias jornalísticas, consulta a arquivos, entrevistas e trabalho de campo, os blocos de enredo podem ser analisados como um lugar de elementos contraditórios ancorados no conceito de liminaridade.

Biografia do Autor

Julio Cesar Valente Ferreira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Adjunto do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) no Departamento de Engenharia Mecânica do campus Nova Iguaçu. Líder do Grupo de Pesquisa Produção e Economia de Comunhão. Coordenador Científico do Encontro de Engenharia no Entretenimento.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Ferreira, J. C. V. (2020). “Que escola é essa que está desfilando?”: os blocos de enredo do carnaval do Rio de Janeiro. Revista Territórios E Fronteiras, 13(1), 67–95. https://doi.org/10.22228/rtf.v13i1.996