Articulações entre História, Ficção e Ensino de História: considerações sobre "Estações Havana", de Leonardo Padura

Autores

  • Rodrigo de Freitas Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro e professor colaborador no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v12i1.943

Resumo

Este artigo parte da constatação de que a base espistemológica que deu amparo à História Cultural na segunda metade do século XX e que permitiu inúmeras discussões e considerações sobre o conhecimento histórico tem muito a oferecer às análises sobre o Ensino de História. Frente a isso, recuperamos a tetralogia Estações Havana, escrita por Leonardo Padura na década de 1990, com o objetivo de demonstrar as potencialidades do discurso ficcional para se entender o passado recente de Cuba.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Costa, R. de F. (2019). Articulações entre História, Ficção e Ensino de História: considerações sobre "Estações Havana", de Leonardo Padura. Revista Territórios E Fronteiras, 12(1), 359–372. https://doi.org/10.22228/rtf.v12i1.943