Imagens narrativas da catástrofe: outras memórias do desenvolvimento no Vale do São Francisco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v12i1.916

Resumo

Neste texto, abordamos a narrativa elaborada por um criador de imagens visuais em desenho, o juazeirense Antônio Carlos Coelho de Assis, a respeito de um momento crítico para as práticas de desenvolvimento do interior do Brasil, especialmente aquelas que se baseavam na agricultura irrigada das zonas semiáridas e na exploração do rio São Francisco como recurso natural. Reunimos as imagens narrativas do relato de memória com outros documentos dos anos 1980, como as notícias de jornal e o material produzido pelo Movimento de Defesa do São Francisco, que lutava contra a degradação ambiental daqueles espaços. A partir desses aportes intertextuais, problematizamos o discurso estabelecido de que o desenvolvimento promovido pelas instituições do Estado e pela iniciativa privada, desde a ditadura militar, teria redimido economicamente o semiárido.

Biografia do Autor

Elson de Assis Rabelo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor do Colegiado de Artes Visuais, da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro,Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Rabelo, E. de A. (2019). Imagens narrativas da catástrofe: outras memórias do desenvolvimento no Vale do São Francisco. Revista Territórios E Fronteiras, 12(1), 58–71. https://doi.org/10.22228/rtf.v12i1.916