Conflitos agrários ás margens do Caminho Novo: sesmarias, posse, usufruto e mercado de terra (Juiz de Fora oitocentista)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v13i1.846

Resumo

Discutimos as práticas cotidianas de ocupação e uso da terra (sesmarias, posses, usufruto e compra e venda) às margens do Caminho Novo (Zona da Mata mineira). O rápido processo de ocupação do território deu origem a embates políticos, econômicos, sociais e, principalmente, relacionados à propriedade, ocupação e demarcação da terra. Ao realizar o estudo de casos concretos, buscamos enriquecer as interpretações sobre os processos de ocupação da terra e dos conflitos agrários, desnudando a complexidade do vivido e a multiplicidade das atividades humanas. 

Biografia do Autor

Elione Silva Guimarães, Arquivo Histórico de Juiz de Fora

Graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), Mestre (2001) e Doutora (2004) em História pela Universidade Federal Fluminense. Realizou projeto de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense, concluído em 2008. Atualmente é pesquisadora do Arquivo Histórico de Juiz de Fora (Prefeitura). Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: História Social da Agricultura, História Social da Propriedade, Afrodescendentes, História Social da Escrqvidão e do pós-emancipação, Zona da Mata mineira, Criminalidade e Direito. Desde de 1985 trabalha com organização de fontes documentais e, nos últimos anos, com digitalização de imagens documentais. Autora de "Múltiplos Viveres de Afrodescendentes na Escravidão e no Pós-emancipação: família, trabalho, terra e conflitos", de "Violência entre parceirtos de cativeiro" e de "Terra de Preto: usos e ocupação da terra por escravos e libertos". Organizadora, juntamente com a prof. Drª Márcia Motta das obras coletivas "Campos em Disputa - História Agrária e Companhia" e Propriedades e Disputas: fontes para a história do oitocentos".

Ana Paula Dutra Bôscaro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda, Mestre (2016), Bacharel e Licenciada (2013) em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora integrada ao Laboratório de História Econômica e Social (LAHES), membro da Associação Nacional de História, seção Minas Gerais - ANPUH / MG, Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) e da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Autora de "Uma serra de almas negras: escravidão e pequena prorpriedade". Recentemente desenvolve pesquisas na área de história econômica, demográfica e social, com ênfase nos temas: escravidão, relações de compadrio, pequena propriedade e tráfico de escravos.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Guimarães, E. S., & Bôscaro, A. P. D. (2020). Conflitos agrários ás margens do Caminho Novo: sesmarias, posse, usufruto e mercado de terra (Juiz de Fora oitocentista). Revista Territórios E Fronteiras, 13(1), 454–504. https://doi.org/10.22228/rtf.v13i1.846