Apresentação

Autores

  • Olivia Macedo Miranda Cormineiro Universidade Federal de Tocantins
  • Sônia Maria de Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v11i1.829

Resumo

Sertão, e por extensão os sertanejos, é um signo central na interpretação doBrasil, circulando por todas as regiões do Brasil desde o século XVI seus significados articularam discursos, linguagens e práticas (ou experiências) que forjam, ainda no presente, sentidos socioculturais que influenciam disputas territoriais e a constituição de fronteiras. Desde os sentidos de vazio e deserto até o preenchimento com sinais claros de resistência ao processo de colonização e/ou civilizador o sertão aparece como categoria e espaço de luta social. É um dos temas mais evocados nas artes e nas ciências sociais. Percebido, também, como um dos mais inquietantes enigmas a ser decodificado na interpretação do país.

Biografia do Autor

Olivia Macedo Miranda Cormineiro, Universidade Federal de Tocantins

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis. Coordenadora do grupo de pesquisa Arte.com, Membro do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU) e do GT de História Cultural. 

Downloads

Publicado

2018-07-26

Como Citar

Miranda Cormineiro, O. M., & Magalhães, S. M. de. (2018). Apresentação. Revista Territórios E Fronteiras, 11(1). https://doi.org/10.22228/rtf.v11i1.829

Edição

Seção

Dossiê Temático