Violência de gênero, justiça criminal e ressignigicações feministas

Autores

  • Vera Lúcia Puga Universidade Federal de Uberlândia/MG
  • Michelle Silva Borges Universidade Federal de Uberlândia/MG

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v10i2.715

Resumo

O artigo propõe algumas reflexões sobre a questão da violência de gênero e o modo como o feminismo vem se infiltrando na esfera da Justiça Criminal, objetivando promover reformas criadoras de sujeitos/mulheres como parte do processo em vez de meros objetos dele. Dessa forma, analisa as reações perpetradas pelo feminismo frente à conjuntura hegemônica que se impõe às mulheres na forma de lei.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Puga, Universidade Federal de Uberlândia/MG

Professora doutora do Programa de pós-graduação em História da UFU. Editora da revista Caderno Espaço Feminino. Pesquisadora do NEGUEM (Núcleo de Estudos de Gênero e de Mulheres).

Michelle Silva Borges, Universidade Federal de Uberlândia/MG

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Docente de História e Criminologia em cursos preparatórios para concurso e pesquisadora dos seguintes temas: gênero e violência, história das mulheres, sexualidade, polícia e relações de poder.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

Puga, V. L., & Borges, M. S. (2017). Violência de gênero, justiça criminal e ressignigicações feministas. Revista Territórios E Fronteiras, 10(2), 58–74. https://doi.org/10.22228/rtf.v10i2.715