Pintura e poesia em Baudelaire: leitura dos textos de estética a partir de Les fleurs du mal

Autores

  • Marcos Antonio de Menezes Universidade federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v10i2.610

Resumo

As visões sobre artes plásticas que tinha Baudelaire, em particular sobre pintura, marcaram o seu gosto estético e, por conseguinte, seu fazer poético. Baudelaire, influenciado pelo trabalho de amigos pintores compôs poemas á criações pictóricas destes. Ao longo dos 166 poemas que compõem As flores do mal, inúmeras são as referências às artes plásticas. O objetivo deste trabalho é demonstrar, por meio do intercruzamento dos dados, que a visão sobre arte desenvolvida por Baudelaire, a partir da década de 40 do século XIX, alimentou suas poesias, principalmente aquelas do ciclo urbano, e que, ao mesmo tempo, ao compor tais poemas, ao perscrutar a grande cidade, sua visão da arte “moderna” se aprimorou. Há, em nossa visão, uma circularidade, uma iluminação recíproca entre o crítico e o poeta.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Menezes, Universidade federal de Goiás - UFG

Pós-doutor em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor associado da Universidade Federal de Goiás (UFG), atua na graduação de História na Regional Jataí e na pós-graduação, também de História (Mestrado e Doutorado) na regional Goiânia. É autor de O poeta da vida moderna: história e literatura em Baudelaire. Curitiba, PR: CRV, 2013.   

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Publicado

2017-12-26

Como Citar

Menezes, M. A. de. (2017). Pintura e poesia em Baudelaire: leitura dos textos de estética a partir de Les fleurs du mal. Revista Territórios E Fronteiras, 10(2), 194–211. https://doi.org/10.22228/rtf.v10i2.610