Apropriações da teoria de Jörn Rüsen nos manuais destinados a professores de História no Brasil (2001-2015)

Autores

  • Osvaldo Rodrigues Junior Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.609

Resumo

Este artigo é resultado de investigação que teve como objetivo analisar as apropriações da teoria de Jörn Rüsen nos manuais destinados a professores de História no Brasil (2001-2015). Para isso, parte da diferenciação dos manuais destinados aos professores, enquanto um tipo de livro escolar que propõe métodos e atividades de ensino. Na análise dos manuais utiliza procedimentos da análise de conteúdo (Bardin) e os conceitos de jogo de referência (Bourdieu) e apropriação (Chartier). Como resultados é possível inferir a apropriação da teoria de Rüsen de diferentes formas que estão relacionadas ao jogo de referências nos manuais analisados.Palavras-chave: Jörn Rüsen; Didática da História; Manuais destinados a professores.

Biografia do Autor

Osvaldo Rodrigues Junior, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor Adjunto A - Nível I do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Membro do Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas - NPPD da Universidade Federal do Paraná - UFPR e do Etrúria - Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da História e manuais e livros didáticos de História.Uni

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Junior, O. R. (2016). Apropriações da teoria de Jörn Rüsen nos manuais destinados a professores de História no Brasil (2001-2015). Revista Territórios E Fronteiras, 9(2), 396–416. https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.609