Apropriações da teoria de Jörn Rüsen nos manuais destinados a professores de História no Brasil (2001-2015)
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.609Resumo
Este artigo é resultado de investigação que teve como objetivo analisar as apropriações da teoria de Jörn Rüsen nos manuais destinados a professores de História no Brasil (2001-2015). Para isso, parte da diferenciação dos manuais destinados aos professores, enquanto um tipo de livro escolar que propõe métodos e atividades de ensino. Na análise dos manuais utiliza procedimentos da análise de conteúdo (Bardin) e os conceitos de jogo de referência (Bourdieu) e apropriação (Chartier). Como resultados é possível inferir a apropriação da teoria de Rüsen de diferentes formas que estão relacionadas ao jogo de referências nos manuais analisados.Palavras-chave: Jörn Rüsen; Didática da História; Manuais destinados a professores.Downloads
Publicado
2016-12-14
Como Citar
Junior, O. R. (2016). Apropriações da teoria de Jörn Rüsen nos manuais destinados a professores de História no Brasil (2001-2015). Revista Territórios E Fronteiras, 9(2), 396–416. https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.609
Edição
Seção
Artigos