Trôpega integração: a transformação de Macapá em cidade média da Amazônia oriental (1944-1988)

Autores

  • Sidney da Silva Lobato Universidade Federal do Amapá (Unifap)
  • Françoise Pirot Centre National de la Recherche Scientifique (Cnrs)

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v10i1.583

Resumo

Este estudo enfoca o processo de transformação de Macapá em uma cidade média da Amazônia Oriental, ocorrido entre 1944 e 1988. A partir da análise de censos demográficos, relatórios governamentais e artigos de jornais foi possível inferirque tal processo: não foi resultado apenas da ação do Estado (coadjuvado por grandes empresas), mas de diversos atores sociais, inclusive de migrantes e regatões; e não foi uma evolução linear ou contínua, pois o esforço estatal para o estabelecimento e manutenção de novas conexões e fluxos socioeconômicos a partir da capital amapaense compreendeu longas crises e fases de retrocesso.

Biografia do Autor

Sidney da Silva Lobato, Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales. É professor de História da Amazônia na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Françoise Pirot, Centre National de la Recherche Scientifique (Cnrs)

Geógrafa especializada em modelisação espacial, em estruturação da informação geográfica com o método HBDS (hypergraph based data structure), em geodatabase topológica, em análise espacial avançada, em algebra de mapas e em geotratamento 2D e 3D. É "ingénieure de recherche" do Cnrs (Paris-França).

Downloads

Publicado

2017-09-04

Como Citar

Lobato, S. da S., & Pirot, F. (2017). Trôpega integração: a transformação de Macapá em cidade média da Amazônia oriental (1944-1988). Revista Territórios E Fronteiras, 10(1), 260–289. https://doi.org/10.22228/rtf.v10i1.583