A Escola dos Annales e a Crítica ao Historicismo e ao Positivismo

Autores

  • José D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v3i1.56

Resumo

Este artigo tem por objetivo conduzir uma discussão acerca do movimento dos Annales, com ênfase na sua oposição a determinados setores do Historicismo e do Positivismo de sua época. È elaborada uma exposição inicial das ‘oposições radicais’ e ‘oposições interativas’ das primeiras gerações dos Annales, considerando que a oposição ao Historicismo não foi uma oposição ao Historicismo como um todo, mas apenas contra certos setores do Historicismo que foram associados pelos Annales a uma “história historizante”. Na segunda parte do artigo, são apresentados alguns dos principais aspectos que constituem a identidade dos Annales como um movimento: a interdisciplinaridade, a problematização da História, e as novas proposições nas formas de conceber o Tempo.

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Como Citar

Barros, J. D. (2011). A Escola dos Annales e a Crítica ao Historicismo e ao Positivismo. Revista Territórios E Fronteiras, 3(1), 73–103. https://doi.org/10.22228/rtf.v3i1.56