¡Ya Campeador en buen ora Çinxiestes la Espada!: um estudo UM acerca das masculinidades em Castelano século XIII através do "Poema de Mio Cid"

Autores

  • Bruno Gonçalves Álvaro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v3i1.55

Resumo

Neste artigo analisaremos a construção das masculinidades de alguns personagens por nós selecionados no Poema de Mio Cid à luz dos estudos de gênero. Cabe salientar que este estudo busca especificidades dentro da referida região e nossas conclusões aqui apresentadas baseiam-se na comparação de personagens literários criados por um autor que viveu no âmbito do reino de Castela no século XIII. Além disso, defendemos a premissa de que a construção tipológica de seus personagens estava em consonância com sua vivência cotidiana e com o que ele defendia ser certo ou errado naquele momento. O clérigo-poeta, em seu discurso, resgata um personagem histórico de Castela e isso se deu por via literária: o autor reconstrói o Cid que viveu no século XI, utilizando-se de adjetivações e substantivações que, como veremos em nossa análise, oferecia a sociedade do momento um padrão ideal de masculinidade a ser seguida.

Downloads

Como Citar

Álvaro, B. G. (2011). ¡Ya Campeador en buen ora Çinxiestes la Espada!: um estudo UM acerca das masculinidades em Castelano século XIII através do "Poema de Mio Cid". Revista Territórios E Fronteiras, 3(1), 42–72. https://doi.org/10.22228/rtf.v3i1.55