A Casa e as múltiplas versões do moderno em revista

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DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.545

Resumo

O periódico A Casa, revista das construções modernas, como chegou a ser chamado, foi fundado no Rio de Janeiro em 1923, encerrando-se em 1940. A partir da análise crítica da sua visualidade e de seu conteúdo, em quase 20 anos de tiragem, procuramos compreender como as ideias de modernidade foram apresentadas e negociadas, tendo as casas e seus ambientes como lugares privilegiados de discussão. Ancorados pelos estudos de cultura visual, intertextualidade e história da arte, foram avaliados discursos visuais e textuais ofertados ao leitor como construtores de sentido, percebendo as variadas facetas de representação da modernidade e os modos de conquistá-la na decoração do lar.Palavras-chave: A Casa; revista; modernidades.

Biografia do Autor

Marize Malta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marize Malta é professora de história da arte/ artes decorativas/ ambiências interiores na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Graduada em Arquitetura (USU), mestre em História da Arte (EBA-UFRJ) e doutora em História (UFF). Seu domínio de investigação é em história e teoria das ambiências, artes decorativas, arte doméstica, objetos do mal, coleções e modos de exibição.  É líder dos grupos de pesquisa ENTRESSÉCULOS: mudanças e continuidades nas artes no Brasil nos séculos XIX e XX e MODOS – História da arte: modos de ver, exibir e compreender, atuando como colaboradora no grupo Casas Senhorias e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e patrimônio.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Malta, M. (2016). A Casa e as múltiplas versões do moderno em revista. Revista Territórios E Fronteiras, 9(2), 217–238. https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.545