Sensorialidade e Espírito Novo: conceitos e práticas da crítica de Mário de Andrade

Autores

  • Marcelo Róbson Téo UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.543

Resumo

Neste artigo serão analisadas algumas propostas de atualização estética do modernismo paulista a partir do cruzamento entre os escritos de Mário de Andrade e suas leituras de revistas modernistas como a L’Esprit Nouveau. O intuito é compreender como, através da crítica, procurou vincular o país ao cenário da modernidade, tendo o universo sensorial e a música como motivo e a arte como instrumento de renovação e divulgação da cultura intelectual brasileira.Palavras-chave: sensorialidade; L’Esprit Nouveau; música.

Biografia do Autor

Marcelo Róbson Téo, UNICAMP

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, onde também cursou Licenciatura em Música. Realizou o mestrado em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor colaborador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lecionando disciplinas voltadas ao ensino de história e suas linguagens. Atualmente é pesquisador colaborador junto ao departamento de História da Universidade de Campinas (UNICAMP), onde desenvolve pesquisas sobre o uso de linguagens não textuais (som, imagem, vídeo) na narrativa histórica. Também atua em produções cinematográficas, ocupando funções ligadas ao som: som direto, desenho de som, trilha sonora.

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Publicado

2016-12-14

Como Citar

Téo, M. R. (2016). Sensorialidade e Espírito Novo: conceitos e práticas da crítica de Mário de Andrade. Revista Territórios E Fronteiras, 9(2), 85–114. https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.543