Modernidade e transgressão na Buenos Aires dos anos 1920: tango e anarquismo nas páginas de La Canción Moderna

Autores

  • Avelino Romero Pereira Instituto Villa-Lobos, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.540

Resumo

Estudo da revista La Canción Moderna, fundada em 1928 em Buenos Aires, e de seu papel na difusão das letras de tango-canción e de uma cultura libertária e anarquista associada ao tango. O artigo considera o tango como expressão autônoma em relação às vanguardas artísticas, que buscavam se apropriar das expressões musicais urbanas como parte de sua hegemonia cultural.Palavras-chave: tango e anarquismo; modernidade e transgressão; Buenos Aires.

Biografia do Autor

Avelino Romero Pereira, Instituto Villa-Lobos, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Historiador e pianista, Mestre em História Social do Brasil pela UFRJ e Doutor em História Social pela UFF; Professor Adjunto do Departamento de Composição e Regência do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Pereira, A. R. (2016). Modernidade e transgressão na Buenos Aires dos anos 1920: tango e anarquismo nas páginas de La Canción Moderna. Revista Territórios E Fronteiras, 9(2), 156–170. https://doi.org/10.22228/rtf.v9i2.540