Contribuições dos produtos tradicionais para o território: a experiência do queijo Serra da Estrela, em Portugal

Autores

  • Valdinho Pellin Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • José Cadima Ribeiro Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Oklinger Mantovaneli Jr. Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB)

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v9i1.430

Resumo

Num quadro de globalização dos mercados e de fragilização de muitos territórios, principalmente de caraterísticas rurais, têm emergido discussões voltadas às contribuições que produtos tradicionais reconhecidos com Denominação de Origem Protegida (DOP) podem oferecer ao desenvolvimento territorial. O artigo procura discutir a importância do produto e sua história no contexto do desenvolvimento a partir das vantagens e desafios da experiência do queijo serra da estrela, em Portugal.Palavras-chave: Portugal; Produtos Tradicionais; Queijo Serra da estrela

Biografia do Autor

Valdinho Pellin, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em Economia. Mestre e doutorando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB). Pesquisador no Núcleo de Políticas Públicas do PPGDR/FURB.

José Cadima Ribeiro, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Ciências Economicas. Professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Braga Portugal. Pesquisador do NIPE.

Oklinger Mantovaneli Jr., Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (PPGDR/FURB)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas. Doutor em Sociologia pela UNESP.

Downloads

Publicado

2016-08-13

Como Citar

Pellin, V., Ribeiro, J. C., & Mantovaneli Jr., O. (2016). Contribuições dos produtos tradicionais para o território: a experiência do queijo Serra da Estrela, em Portugal. Revista Territórios E Fronteiras, 9(1), 264–284. https://doi.org/10.22228/rtf.v9i1.430