Território e identidade em comunidade Quilombola no Nordeste do Brasil

Autores

  • Roberto Oliveira
  • Tâmara de Almeida e Silva Professora Adjunta - Universidade do Estado da Bahia-UNEB CAMPUS VIII, Paulo Afonso/BA
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Professor de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Recife/PE
  • Erika Maria Asevedo Costa Universidade Católica de Pernambuco. Centro Universitário Maurício de Nassau. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem-UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v8i2.261

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a compreensão dos habitantes da comunidade Barrinha da Conceição-Juazeiro/BA sobre questões relativas à identidade e território, dentro da perspectiva da Ecologia Humana. Os dados foram coletados através de entrevistas e diálogos livres, além de revisão bibliográfica e documental. Embora não tenha sido constatado problema de ordem fundiária, Barrinha da Conceição, apresenta problemas estruturais e socioeconômicos comuns às comunidades negras no país.Palavras-chave: Povos tradicionais; políticas públicas; territorialidades.

Biografia do Autor

Roberto Oliveira

Possui graduação em Biologia - UPE Campus Petrolina (2000). Atualmente é professor de Biologia, especialista em Educação Ambiental na rede Estadual da Bahia, mestrando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade Estadual da Bahia-UNEB/CAMPUS VIII-Paulo Afonso/BA. Participa como Pesquisador Colaborador do Projeto de pesquisa Socioambiental com enfase nas Etnociências em comunidades indígenas e Comunidade Quilombolas-UNEB CAMPUS III-Juazeiro/BA.

Tâmara de Almeida e Silva, Professora Adjunta - Universidade do Estado da Bahia-UNEB CAMPUS VIII, Paulo Afonso/BA

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(1988), especialização em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco(1989), mestrado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco(1994) e doutorado em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco(2003). Atualmente é Professora Adjunto B da , Revisor de periódico da , Membro de corpo editorial da , Membro de corpo editorial da , Membro de corpo editorial da e Revisor de periódico da . Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:recifes de coral, estuário, zooplâncton, demersal, trap light.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Professor de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Recife/PE

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Etnobiologia e Conservação da Natureza (Doutorado); além do Mestrado Acadêmico em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental-UNEB e Mestrado Profissionalizante em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável-UPE.Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Ecologia, Zoologia, Paleontologia, Morfologia e Etnoecologia de Anfíbios e Répteis e Paleontologia do Cretáceo da Bacia do Araripe. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE.

Erika Maria Asevedo Costa, Universidade Católica de Pernambuco. Centro Universitário Maurício de Nassau. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem-UNICAP

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP/Brasil; Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP/Brasil; Mestre em Psicologia da Educação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração-ISLA/Portugal; Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Franssinette do Recife-FAFIRE/Brasil; Especialista em Educação e Cidadania na Multiculturalidade pelo Instituto Superior de Línguas e Administração-ISLA/Portugal e Graduada em Letras pela Faculdade de Ciência Humanas de Olinda FACHO/Brasil. Tem experiências na área de Letras,estando desenvolvendo projetos de pesquisa em Ciências da Linguagem, Análise do Discurso, Literatura Aplicada, Intertextualidade e Educação Ambiental. Coordena os cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau e integra os seguintes grupos de pesquisa do CNPq: 1-Ensino, Texto e Discurso (Linha de Pesquisa em Análise do Discurso); 2-Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade (Linha de Pesquisa em Estudos multidisciplinares da linguagem e seus distúrbios); 3-Grupos de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste (Linha de Pesquisa em Literatura e Educação Ambiental)

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Oliveira, R., de Almeida e Silva, T., Barbosa de Moura, G. J., & Asevedo Costa, E. M. (2015). Território e identidade em comunidade Quilombola no Nordeste do Brasil. Revista Territórios E Fronteiras, 8(2), 310–327. https://doi.org/10.22228/rtf.v8i2.261