Outros anões sobre os ombros de gigantes: o questionamento da ruptura entre locais destinados à formação do saber (séculos XI e XII)

Autores

  • Carlile Lanzieri Júnior Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v7i1.225

Resumo

A meta deste artigo é propor novas análises acerca das práticas pedagógicas comuns a escolas monásticas e escolas das catedrais urbanas nos séculos XI e XII, assim como suas raízes clássicas. Marcada mais por trocas e semelhanças que por conflitos e rupturas, essas práticas fundamentaram o conhecimento produzido nos últimos séculos da Idade Média. Nossas referências serão a crítica historiográfica e a investigação das fontes primárias.

Biografia do Autor

Carlile Lanzieri Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto Nível A do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2014-07-30

Como Citar

Lanzieri Júnior, C. (2014). Outros anões sobre os ombros de gigantes: o questionamento da ruptura entre locais destinados à formação do saber (séculos XI e XII). Revista Territórios E Fronteiras, 7(1), 231–246. https://doi.org/10.22228/rtf.v7i1.225