Doenças e parasitos tropicais na expansão interior do Império Colonial português na América: o caso das monções

Autores

  • Marlon Marcel Fiori
  • Christian Fausto Moraes dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Rafael Dias da Silva Campos Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v7i0.209

Resumo

Esse artigo analisa as doenças e parasitos tropicais que acometiam os viajantes das monções e habitantes dos centros mineradores no interior do Império colonial português na América no século XVIII, devido o contato com mosquitos e carrapatos. Acreditamos que doenças e parasitos tropicais podem ter sido tão desafiadores e perigosos quanto os obstáculos comumente mencionados pela historiografia, mais focada nos ataques de etnias indígenas hostis, questões relativas à topografia e dificuldade de transporte e conservação de alimentos em um ambiente quente e úmido.

Biografia do Autor

Marlon Marcel Fiori

Mestrando em História pela Universidade Estadual de Maringá, com financiamento à pesquisa pela Capes. É graduado em História pela mesma instituição (UEM). Tem experiência na área de História da Ciências e História Ambiental.

Christian Fausto Moraes dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. É pós-doutor em História Social da Cultura pela UFMG e doutor em História das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Laboratório de História, Ciências e Ambiente. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências Naturais, História da Alimentação e História das Ciências da Saúde na América Portuguesa

Rafael Dias da Silva Campos, Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em História pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), com financiamento à pesquisa pela Capes.

Downloads

Publicado

2014-05-18

Como Citar

Fiori, M. M., Santos, C. F. M. dos, & Campos, R. D. da S. (2014). Doenças e parasitos tropicais na expansão interior do Império Colonial português na América: o caso das monções. Revista Territórios E Fronteiras, 7, 165–182. https://doi.org/10.22228/rtf.v7i0.209