Pobres Rurais e Desflorestamento no Interior Fluminense na Segunda Metade do Século XIX

Autores

  • Ailton Fernandes da Rosa Junior Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Susana Cesco Bolsista PRODOC/CAPES no CPDA/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v6i1.173

Resumo

O presente trabalho é uma análise inicial da relação dos trabalhadores rurais pobres do interior fluminense com o desflorestamento, na segunda metade do século XIX. O objetivo é discutir os fatores sociais e econômicos inerentes às relações entre os lavradores pobres e a natureza local e seus desdobramentos em uma região localizada ‘nas bordas da plantation’, caracterizada pela produção de gêneros alimentícios consumidos no mercado interno e pela reduzida população escrava. O foco analítico está no entendimento das dinâmicas de vida desses pobres rurais, numa perspectiva da experiência, resistência, e modos de vida.

Biografia do Autor

Ailton Fernandes da Rosa Junior, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Especialização em Ensino de História e Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013). Mestrando em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Experiência como professor de História e Ciências Sociais para Ensino Fundamental e Médio, coordenação de História nas séries iniciais, educação ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: História dos Movimentos Sociais Rurais, História Local, História Ambiental.

Susana Cesco, Bolsista PRODOC/CAPES no CPDA/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: História Ambiental, História Agrária e Agrícola,Migrações. Atualmente é bolsista PRODOC/CAPES no CPDA/UFRRJ.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Fernandes da Rosa Junior, A., & Cesco, S. (2013). Pobres Rurais e Desflorestamento no Interior Fluminense na Segunda Metade do Século XIX. Revista Territórios E Fronteiras, 6(1), 168–186. https://doi.org/10.22228/rtf.v6i1.173