ALBUQUERQUE, José Lindomar Coelho. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010.

Autores

  • Leandro Baller Universidade Federal Mato Grosso do Sul - Docente. Universidade Federal da Grande Dourados - Doutorando

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v5i2.150

Resumo

O texto procura com base em fontes orais, da imprensa e de documentos mostrar, como se constroem os discursos que buscam legitimar a identidade entre brasileiros, paraguaios e brasiguaios, nas zonas fronteiriças entre o Brasil e o Paraguai. Se mostra como uma discussão das Ciências Sociais, porém apresenta um conteúdo interdisciplinar considerável. O livro é fruto de uma extensa pesquisa produzida em nível de doutoramento. O cabedal teórico-metodológico do autor são referenciais que auxiliam as Ciências Humanas e Sociais no desenvolvimento de novas tendências para as pesquisas de campo, atuando especialmente no que denominamos de História do Tempo Presente.

Biografia do Autor

Leandro Baller, Universidade Federal Mato Grosso do Sul - Docente. Universidade Federal da Grande Dourados - Doutorando

Professor Assistente da UFMS no Câmpus de Nova Andradina, atua na área de Teoria e Filosofias da História, Metodologias e Contemporânea.Doutorando pela Universidade Federal da Grande Dourados no Programa de Pós graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas. Na linha de pesquisa Fronteiras e Representações, orientando do Prof. Dr. Eudes Fernando Leite.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Como Citar

Baller, L. (2012). ALBUQUERQUE, José Lindomar Coelho. A dinâmica das fronteiras: os brasiguaios entre o Brasil e o Paraguai. São Paulo: Annablume, 2010. Revista Territórios E Fronteiras, 5(2), 297–304. https://doi.org/10.22228/rtf.v5i2.150