O arquivo animal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v18i1.1456

Palavras-chave:

Filmes de Arquivo, Animal, Arqueologia das Mídias

Resumo

O artigo investiga a presença recorrente de animais em filmes mudos a partir da análise de obras contemporâneas realizadas com base em arquivos do Primeiro Cinema e acervos científicos. Dialogando com quadros teóricos da Arqueologia de Michel Foucault e da Arqueologia das Mídias, o estudo examina como artistas e cineastas ressignificam essas imagens de animais por meio de procedimentos de montagem, revelando assim suas camadas históricas e políticas. Ao explorar registros produzidos originalmente em outros contextos, o artigo discute como a releitura desses materiais permite problematizar narrativas hegemônicas sobre o cinema e expor articulações entre técnica, saber e poder.

Referências

Arendt, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

Belloï, Livio. “Pièces rapportées. Art de la trouvaille et science du montage selon Gustav Deutsch”. Cinémas, v. 21, n. 1, 2010.

Borges, Jorge Luis. Outras Inquisições. Tradução de Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Brenez, Nicole; Chodorov, Pip. Cartografia do Found Footage. Revista Laika, v. 3, n. 5, p. 1-11, 2014.

Burch, Noël. “Primitivism and the Avant-Gardes: A Dialectical Approach”. In: Rosen, Philip (org.). Narrative, Apparatus, Ideology: A Film Theory Reader. Nova York: Columbia University Press, 1986.

Burch, Noël. Porter, or Ambivalence. Screen, v. 19, n. 4, 1978.

Convents, Guido. “Documentaries and Propaganda before 1914. A View on Early Cinema and Colonial History”. Framework, v. 35, 1988.

Eisenstein, Sergei. Notas para uma História Geral do Cinema. Rio de Janeiro: Azougue, 2014.

Eizykman, Claudine. La jouissance-cinéma. Paris: Union Générale d'Éditions, 1976.

Elsaesser, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Sesc São Paulo, 2018.

Foucault, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

Foucault, Michel. As palavras e as coisas – uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Foucault, Michel. Sobre a Arqueologia das Ciências. Resposta ao Círculo de Epistemologia. In: da Motta, Barros Manoel (org.). Ditos e escritos II. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

Franke, Anselm. Encyclopaedia Cinematographica. In: Keller, Christoph. Observatorium. Köln: Kunstverein Braunschweig, 2008, p. 135.

Gianikian, Yverant; Lucchi, Angela Ricci Lucchi. Notre caméra analytique. Trafic, n. 13, 1995, p. 33.

Keller, Christoph. Observatorium. Köln: Kunstverein Braunschweig, 2008.

Le Grice, Malcolm. Colour Abstraction – Painting – Film – Video – Digital Media. In: Le Grice, Malcolm. Experimental Cinema in the Digital Age. Londres: BFI, 2002.

Lumley, Robert. Entering the Frame: Cinema and History in the Films of Yervant Gianikian and Angela Ricci Lucchi. Bern: Peter Lang, 2011.

Macdonald, Scott. A Critical Cinema 3: Interviews with Independent Filmmakers. Berkeley: University of California Press, 1998.

Murari, Lucas. Milagre das flores: a interseção entre vanguarda e documentário no Kulturfilm. DOC ON-LINE: Revista Digital de Cinema Documentário, v. 36, p. 6-20, 2024.

Murari, Lucas. Por que filmar os animais? Arqueologia sobre a cultura visual. Revista Imagofagia, v. 28, p. 33-54, 2023.

Pick, Anat. Yervant Gianikian and Angela Ricci Lucchi’s Animali Criminali. Screen, v. 56, n. 1, p. 95-101, 2015.

Sampson, Gary. “Expedition Photography.” In: Hannavy, John (org.). Encyclopedia of 19th Century Photography – Vol. 1. New York: Routledge, 2008.

Shohat, Ella; Stam, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Usai, Paolo Cherchi. Silent cinema: a guide to study, research and exhibition. Londres: British Film Institute, 2019.

Vergès, Françoise. Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. São Paulo: Ubu Editora, 2023.

Wolf, Gotthard. Der Wissenschaftliche Dokumentationsfilm und die Encyclopaedia Cinematographica. Berlim: Springer-Verlag, 1967.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Murari, L. (2025). O arquivo animal. Revista Territórios E Fronteiras, 18(1), 47–70. https://doi.org/10.22228/rtf.v18i1.1456

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Imagem em movimento: entre as histórias e a arqueologia das mídias"