A recepção do New American Cinema e do cinema underground no Brasil entre 1960 e 1972
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v18i1.1426Palavras-chave:
cinema underground, New American Cinema, Cinema brasileiroResumo
Pretende-se descrever e analisar como ocorreu a recepção do New American Cinema e do cinema underground no meio cinematográfico brasileiro entre 1960 e 1972. Para compreender essa recepção foi necessário realizar um levantamento dos textos que as abordaram publicados na imprensa brasileira no período. Buscou-se analisar os diferentes discursos sobre esses cinemas, principalmente dos cineastas que discutiram os aspectos estéticos e econômicos dessas tendências, relacionando-os às disputas culturais brasileiras então contemporâneas.Referências
MEKAS, Jonas et al. Primeira declaração do Novo Cinema Americano (Film Culture, n. 22-23, 1961). In: MOURÃO, Patrícia (org.) Jonas Mekas. São Paulo: CCCB, p. 31-32. 2013.
JAMES, David E. Allegories of Cinema: American Film in the Sixties. Princeton: Princeton University Press, 1989.
MEKAS, Jonas. Notas sobre o Novo Cinema Americano (Film Culture, n. 24, 1962). In: MOURÃO, Patrícia (org.) Jonas Mekas. São Paulo: CCCB, p. 37-38. 2013.
FARBER, Manny. Underground Films. Commentary, Nova York, v. 24, n. 5, p. 432-439, nov. 1957.
VANDERBEEK, Stan. The cinema delimina: films from the underground. Film Quarterly, Berkeley, v. 14, n. 4, 1961. p. 5-15.
MEKAS, Jonas. Movie Journal. Village Voice, Nova York, v. 7, n. 35, 21 jun., 1962.
RENAN, Sheldon. Uma Introdução ao Filme Underground. Lidador: Rio de Janeiro, 1970.
TYLER, Parker. Underground Film: A Critical History. Nova York: Da Capo Press, 1995.
BANES, Sally. Greenwich Village 1963: avant-garde, performance e o corpo efervescente. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
ARAÚJO, Mateus. (org.) Glauber Rocha: crítica esparsa (1957-1965). Belo Horizonte: Fundação Clóvis Salgado, 2019.
ROCHA, Glauber. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/Embrafilme. 1981.
ROCHA, Glauber. O século do cinema. São Paulo: Cosac Naify. 2006.
CANUTO, Roberta (org.). Rogério Sganzerla: encontros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
GAMO, Alessandro. (org.) Críticas de invenção: os anos do São Paulo Shimbun. São Paulo: Imprensa Oficial. 2006.
SALOMÃO, Waly. (org.) Torquato Neto - Os últimos dias de Paupéria. São Paulo: Max Limonad, 1982.
UNEM-SE os independentes americanos. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, Segundo Caderno, p. 2, 1961. 26 jan.
FONSECA, Carlos. Acontecendo... A Noite, Rio de Janeiro, p. 3, 26 jan. 1961.
SARACENI, Paulo César. Depoimento Saraceni. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Suplemento Dominical, 12 ago. p. 4, 1961.
ROCHA, Glauber. Cinema Novo e cinema livre. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Suplemento Dominical, p. 8, 8 jul. 1961.
ROCHA, Glauber. Bom dia, Harry Stone. Jornal da Semana, Salvador, p. 8, 2-9 dez. 1961.
ROCHA, Glauber. Passivo ou ativo? Diário Carioca, Rio de Janeiro, p. 7. 2 fev. 1965.
AUTRAN, Artur. O Cinema Marginal e a política. Nava – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF. Juiz de Fora, v. 2, n. 2, fev.-jul, 2017.
TURIBIO, Thiago Luiz. O jovem e o novo em Glauber Rocha e Gustavo Dahl: intervenções críticas (1960-1964). Intellèctus, ano XXI, n.1, 2022, p. 225-247.
FENIN, George. Cinema independente: e.u.a. O Metropolitano, Rio de Janeiro, p. 4. 7 maio 1961.
LEITE, Maurício Gomes. Cinema espontâneo. Revista de Cinema, Belo Horizonte, n.2, p. 58, mai-jun 1961.
SHATOVSKY, Alberto. 10 anos que abalaram Hollywood. Última Hora, Rio de Janeiro, p. 4. 22 jun. 1961.
VIANY, Alex. A Pré-Estréia: Shadows. Leitura, Rio de Janeiro, v. 19, n. 48, p. 56, p. 57-58. jun. 1961.
VIANY, Alex. Três contra Hollywood. Leitura, Rio de Janeiro, v. 19, n. 52, out. 1961. p. 56.
TURIBIO, Thiago Luiz. Paulo Emilio Sales Gomes entre seus contemporâneos (1954-1960). Revista Famercos, Porto Alegre, v. 29, jan.-dez. 2022.
FARIA, Octavio de. Testemunhos: Novo cinema Americano. Correio da Manhã. 2º Caderno. Rio de Janeiro, p. 1. 8 mar. 1963.
FARIA, Octavio de. Testemunhos: Novo cinema Americano. Correio da Manhã. 2º Caderno. Rio de Janeiro, p. 1. 10 mar. 1963.
VIANNA, Antonio Moniz. Cinema de Nova York: Caso de Polícia. Correio da Manhã. 2º Caderno. Rio de Janeiro, p. 4. 5 dez. 1964.
TURIBIO, Thiago Luiz. A recepção do neorrealismo italiano por Moniz Vianna no contexto do subcampo da crítica de cinema brasileira (1948-1959). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – BHCS. Vol. 13, Nº 27, jul.-dez. 2021.
VIANNA, Antonio Moniz. Noite Vazia. Correio da Manhã. 2º Caderno. Rio de Janeiro, p. 2. 27 nov. 1964.
JAREMTCHUK, Dária. Políticas de atração: relações artístico-culturais entre Estados Unidos e Brasil (1960-1970). São Paulo: Editora Unesp, 2023.
WOLF, José. Cinema-Subterrâneo ou A Mecânica do Protesto. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 27 ago. p. 6. 1967.
MONTEIRO, Eduardo Nova. Filmes underground na Cinemateca. Tribuna da Imprensa, 2º Caderno, Rio de Janeiro, p. 2. 9-10 nov. 1968.
CUNHA, Wilson. As novas tendências de um cinema experimental. Jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, p. 1. 23 nov. 1968.
CINEMA subterrâneo: a nova febre. Jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, p. 5. 20 jan. 1968.
RODRIGUES, Jaime. O novo cinema americano. Correio da Manhã, 2º Caderno, Rio de Janeiro, p. 1. 27 ago. 1968.
RODRIGUES, Jaime. O novo cinema americano (II). Correio da Manhã, 2º Caderno, Rio de Janeiro, p. 1. 31 ago. 1968.
RODRIGUES, Jaime. O novo cinema americano (III). Diário de Notícias, 2º Seção, Rio de Janeiro, p. 2. 22 mar. 1969.
RODRIGUES, Jaime. Notas. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, p. 2. 8 nov. 1968.
RODRIGUES, Jaime. O festival de San Sebastian. Diário de Notícias, 2º Seção, Rio de Janeiro, p. 2. 8 nov. 1968.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Mostra Internacional do Cinema Novo (Release). p. 1. 19 dez. 1967. Arquivo Histórico Wanda Svevo - FBSP.
AZEREDO, Ely. Armas das Árvores. Jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, p. 10. 27 mar. 1968.
VIANY, Alex. A Mostra do Cinema Novo. Diário de Notícias, 2º Seção, Rio de Janeiro, p. 2. 30 mar. 1968.
ROCHA, Luís Geraldo. A crítica cinematográfica de Ely Azeredo sobre o filme Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha no Jornal do Brasil. Mediação, Belo Horizonte, v. 19, n. 25, p. 71-86. jul.-dez. 2017.
NETO, Torquato. Em matéria de porforice (26 nov. 1971). In: Os últimos dias de Paupéria. São Paulo: Max Limonad, p. 175-176. 1982.
CINEASTA experimental dos Estados Unidos dá curso a alunos de cinema no MAM. Jornal do Brasil, 1º Caderno, Rio de Janeiro, p. 16. 4 out. 1972.
O OLHAR espontâneo. Jornal do Brasil, Caderno B, Rio de Janeiro, p. 8. 8 out. 1972.
UNB faz mostra e discute cinema. Correio Braziliense, Brasília, Segundo Caderno, p. 2. 24 set. 1972.
CINEMA. Correio Braziliense, Brasília, Segundo Caderno, p. 2. 27 set. 1972.
DESPEDINDO-SE de Brasília. Correio Braziliense, Brasília, p. 23. 28 set. 1972.
ROCHA, Glauber. O novo cinema no mundo. O Cruzeiro. Rio de Janeiro, v. 40, n. 13, p. 112-115, 30 mar. 1968.
ROCHA, Glauber. Bad Movie ou saudades do Maciel. O Pasquim. Rio de Janeiro, n.76, p. 21, 2-8 dez. 1970.
NICHOLS, Bill. Newsreel: Film and Revolution. Los Angeles: University of California, 1972.
MEKAS, Jonas. Movie Journal. Village Voice, Nova York, v. 13, n. 15, p. 20, 21 jan. 1968.
MEKAS, Jonas. Movie Journal. Village Voice, Nova York, v. 14, n.11, p. 21, 26 dez. 1968.
ROCHA, Glauber. Glauber em transas. O Pasquim. Rio de Janeiro, n. 86, p. 14. 25 fev.-3 mar. 1971.
ROCHA, Glauber. Entretien avec Glauber Rocha (par Noël Simsolo). La Revue du Cinéma - Image et Son. Paris, n. 236, p. 108-109. fev. 1970.
MEKAS, Jonas. June 12, 1968. I seem to Live. The New York Diaries, vol.1, 1950-1969. Leipzig: Spector Books, p. 709, 2019.
AUTRAN, Artur. O Cinema Marginal e a política. Nava – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF. Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 310. fev.-jul, 2017.
ROCHA, Glauber. Uma Intervista in Italia [1973-1974]. In: BELLUMORI, Cinzia. ROCHA: Glauber Rocha. Florença: La Nuova Italia, p. 5, 1977.
XAVIER, Ismail. Evangelho, terceiro mundo e as irradiações do planalto. Filme Cultura, Rio de Janeiro, v. 14, n.38/39, p. 71. ago.-set. 1981.
ROCHA, Glauber. De la sécheresse aux palmiers. Positif, Paris, n. 114, p. 447. mar. 1970.
BERNARDET, Jean- Claude. Cinema marginal? In: PUPPO, Eugênio (org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. São Paulo: Heco, p. 12-16. 2012.
FERREIRA, Jairo. Cinema de Invenção. Rio de Janeiro: Azougue, 2016.
ROCHA, Glauber. Glauber em transas. O Pasquim. Rio de Janeiro, n. 86, p. 14. 25 fev.-3 mar. 1971.
ROCHA, Glauber. Conformistas. O Pasquim. Rio de Janeiro, n. 147, p. 20. 25 abr.-1 mai. 1972.
ROCHA, Glauber. Ah, cineminha. O Pasquim. Rio de Janeiro, n. 78, p. 29. 30 dez.-4 jan. 1971.
ROCHA, Glauber. Filmes & ondas. O Pasquim. Rio de Janeiro, n. 75, p. 29. 25 nov.-1 dez. 1970.
ROCHA, Glauber. Udigrudi, uma velha novidade (1975). Arte em Revista, v. 3, n. 5, ano 3, maio 1981, p. 80.
DAHL, Gustavo. Uma reinvenção do cinema? Filme Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n.18, jan.-fev. 1971.
PAPA, Dolores. Nelson Pereira dos Santos: uma cinebiografia do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Onze de Comunicação/UFRJ, 2005.
FERNANDES, Hélio. Ur-Gente. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, Segundo Caderno, p. 3. 5 jun. 1968.
LOPES, Décio. Beta: Nelson a 40 Graus. O Jornal, Rio de Janeiro, p. 2-3. 10 jun. 1973.
MARTINS, Justino. Cinema brasileiro: acossado e sem destino. Manchete, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1003, p. 85. 10 jun. 1971.
RAMOS, Fernão. Cinema Novo/Cinema Marginal, entre curtição e exasperação. In: RAMOS, Fernão; SCHVARZMAN, Sheila. Nova história do cinema brasileiro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, p. 117-201. 2018.
TONACCI, Andrea. Cinema marginal? In: PUPPO, Eugênio (org.). Cinema Marginal e suas fronteiras. São Paulo: Heco, p. 110. 2012. COSTA, Flávio Moreira da. Notas para um Cinema Underground. Filme Cultura, Rio de Janeiro, v. 3, n.16, p. 28-29. set.-out. 1970.
KINJÔ, Celso. Cinema Bôca-do-Lixo. Manchete, Rio de Janeiro, v. 18, n. 958, p. 106. 29 ago. 1970.
SGANZERLA, Rogério. Um Bandido que vem de S. Paulo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, Caderno B, Rio de Janeiro, p. 2. 27-28 out. 1968.
BRESSANE, Julio. Entrevista. Correio da Manhã, O meio é a Mensagem, Rio de Janeiro, p. 5. 5 mar. 1970.
BRESSANE, Julio. Uscire da sé, la forza aborigena del cinema. In: FINA, Simona; TURIGLIATTO, Roberto (orgs.). Julio Bressane. Turim: 20º Torino Film Festival, 2002.
OITICICA, Hélio. Subterrânia (21 set. 1969). O Pasquim. Rio de Janeiro, n. 68, 7-13 out. p. 15. 1970.
OITICICA, Hélio. HélioTapes: Haroldo de Campos. Flor do Mal, n. 4, p. 5. 1971.
SALOMÃO, Waly. Hélio Oiticica: Qual é o parangolé? Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 58. 1996.
FRAGMENTOS de sabonete. Domingo Ilustrado. Rio de Janeiro, p. 32, 5 dez. 1971.
OITICICA, Hélio. [Amor e tara...]. Correio da Manhã, Anexo, Rio de Janeiro, p. 1, 13-14 ago. 1972.
REMIER (org.) Ivan Cardoso – O Mestre do Terrir. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.
OITICICA, Hélio. Carta a Rubens Gerchman e Anna Maria Maiolino. Londres, 1969. Acervo Projeto Hélio Oiticica n. 0983/69
OITICICA, Hélio. Anotações para Nosferato, de Ivan Cardoso. Nova York, mai-jun. 1972. Acervo Projeto Hélio Oiticica n. 0379/72
OITICICA, Hélio. Carta a Lygia Pape. 7 jun. 1971. Acervo Projeto Hélio Oiticica n. 0244/71
OITICICA, Hélio. Carta a Waly Salomão, 24 abr. 1971. Acervo Projeto Hélio Oiticica n. 1111/71.
OITICICA, Hélio. Mario Montez, Tropicamp. Presença, n. 2, dez. 1971.
CRUZ, Max Hinderer. Tropicamp: Some notes on Hélio Oiticica’s 1971 text. Afterall, n. 28, p. 4-15. 2011.
ROIFFE, Ana Gabriela Dickstein. O contato “antológico” entre Hélio Oiticica e Jack Smith: underground e tropical things. Tese (Doutorado em Letras) – Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018.
SUÁREZ, Juan A. Jack Smith, Hélio Oiticica, Tropicalism. Criticism, vol. 56, n. 2, p. 295-328. 2014.
ANGELO, Vitor. Carlos Reichenbach – lição das coisas. Cult, São Paulo, n. 76, jan. 2004. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/entrevistacarlos-reichenbach/. Acesso em: 11 fev. 2025.
BEAUVAIS, Yann. A gente saía de manhã sem ter uma ideia (Sobre José Agrippino de Paula). Lugar Comum. Rio de Janeiro, n. 28, 2009.




