Um olhar sobre a produção artística de Vera de Figueiredo durante a ditadura civil-militar brasileira (anos 1970)

Autores

  • Alcilene Cavalcante Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1355

Palavras-chave:

Cinema de mulheres; mulheres artistas; ditadura civil-militar

Resumo

Neste artigo, aborda-se a relação entre o cinema e outras artes, por meio da trajetória artística de Vera de Figueiredo (1934 - ), nos anos 1970. Mostra-se que a arquiteta carioca, que se tornou artista, desafiou o cânone masculinista das artes, a censura da ditadura civil-militar brasileira e as tentativas de invisibilização e de silenciamento de suas obras.  

Biografia do Autor

Alcilene Cavalcante Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Mestra em História pela UNICAMP; Doutora em Letras: Estudos Literários pela UFMG. Estágio pós-doutoral em História pela UFF. É historiadora e professora adjunta da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Ministra disciplinas de História do Brasil Contemporâneo. Autora de Uma escritora na ‘Periferia do Império’: vida e obra de Emília Freitas (Florianópolis: Editora Mulheres, 2008), de A ação pastoral dos bispos da diocese de Mariana (MG/Brasil): mudanças e permanências (Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016) e de diferentes artigos sobre cinema e gênero em periódicos e livros nacionais e estrangeiros.

Referências

ARAÚJO, Maria Paula. Utopia Fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BRAGANÇA, Maurício; TEDESCO. Marina. (orgs.) Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2013.

BRENEZ, N. Por uma história do cinema insubordinada ou rebelde. Revista Eco Pós,

Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 9-13, 2016. Dossiê Cinema Experimental.

CAVALCANTE, Alcilene (org.). Dossiê: História, Cinema e Gênero: intersecções em telas. História Revista, v.23, nº1, 2018.

FORTUNA, Maria. ‘Vergonha não é ser escravo, mas colonizador', diz atriz Léa Garcia. O Globo, 29 de julho de 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2022/07/vergonha-nao-e-ser-escravo-mas-colonizador-diz-atriz-lea-garcia.ghtml Consultado em 29 de julho de 2022.

FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. 12ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 1973. [Catálogo da exposição]

GRANT, Catherine. Secret Agents: Feminist Theories of Women’s Film Authorship’. Feminist Theory, vol. 2, nº. 1, pp. 113-130, April 2001.

HOLANDA, Karla; TEDESCO, Marina (Orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas, Papirus, 2017

HOLANDA, Karla. Por que não existiram grandes cineastas mulheres no Brasil? Cadernos Pagu (60), 2020, 21 p.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org). Quase Catálogo 1: realizadoras de cinema no Brasil (1930-1988). Rio de Janeiro: CIEC/UFRJ; MIS/Secretaria do Estado de Cultura; FUNARJ, 1989.

HOSNI, Cássia O audiovisual na bienal de São Paulo: reflexões sobre a 13a edição. In: MENOTTI, Gabriel (org.) Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver. Vitória: EDUFES, 2018, pp. 165-176

LUSVARGHI, Luiza; SILVA, Camila (orgs.). Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 s 2018. São Paulo: Estação Liberdade, 2019.

MUNERATO, Elice; OLIVEIRA, Maria Helena Darcy. As musas da matinê. Rio de Janeiro: Edições RioArte, 1982.

NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: a vida cultural brasileira (1964-1985) – Ensaio histórico. São Pulo: Intermeios, 2017.

PEDRETTI, Lucas. Dançando na mira da ditadura: bailes soul e violência contra a população negra nos anos 1970. Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2022.

RAGO, M. Limites das esquerdas e novas lutas: feminismos. In: COLÓQUIO MAIO DE 68 DEPOIS DA PRIMAVERA, 2018, Campinas. Conferência […] Campinas: Unicamp, 2018. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/ programa-filosofia/maio- 68-depois-primavera. Acesso em: 28 set. 2018

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da tv. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SCHROEDER , Caroline Saut. As artes visuais sob vigilância: censura e repressão nos anos de Ditadura. MODOS revista de história da arte – volume 3 | número 3 | setembro - dezembro de 2019, pp. 46-59.

SOIHET, Rachel; PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da História das Mulheres e das relações de gênero. In: Revista Brasileira de História – Órgão Oficial da Associação Nacional de História. São Paulo, ANPUH, vol. 27, nº 54, jul.-dez., pp. 281-302, 2007.

TEIXEIRA, Inês A. Castro; LOPES, José de S. M., A mulher vai ao cinema. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2005.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Teoria e crítica feminista nas artes visuais. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011, 16 p.

VERA DE FIGUEIREDO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6043/vera-de-figueiredo. Acesso em: 17 de janeiro de 2024. Verbete da Enciclopédia.

VF Produções - http://www.vf-prod.com/

VIEIRA, J. L. Cinema e performance. In: XAVIER, I. (org.). O cinema no século. Rio

de Janeiro. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996. p. 336-351.

XAVIER, Ismail. Sétima Arte: um culto moderno: o idealismo estético e o cinema. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Oliveira, A. C. (2024). Um olhar sobre a produção artística de Vera de Figueiredo durante a ditadura civil-militar brasileira (anos 1970). Revista Territórios E Fronteiras, 17(1), 213–230. https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1355

Edição

Seção

Dossiê Temático: Histórias esquecidas de mulheres artistas