Rotular para vencer

vida e obra de Mira Schendel

Autores

  • Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Amanda Mazzoni Marcato

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1332

Palavras-chave:

Mira Schendel, Arte Brasileira, Mulheres artistas

Resumo

Quando chegou ao Brasil, Mira Schendel não trouxe uma obra madura, mas uma bagagem intelectual com inquietações filosóficas e religiosas que, atreladas ao meio cultural, estimulou a criatividade da artista. Nesse artigo, procuramos esboçar o original e irredutível conjunto de trabalhos de Schendel a partir de sua biografia e de três principais manifestações - as primeiras no ano de 1966 e 1974, com sua participação no Salão de Arte Contemporânea de Campinas,  e a segunda em 1969, com sua participação na Bienal Internacional de São Paulo, a fim de demostrar como a assimilação de sua produção artística pela historiografia da arte se relaciona diretamente com a singularidade de sua vida, suas sobras e sua participações em exposições.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

de Oliveira Maia Zago, R. C., & Mazzoni Marcato, A. (2024). Rotular para vencer: vida e obra de Mira Schendel. Revista Territórios E Fronteiras, 17(1), 142–158. https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1332

Edição

Seção

Dossiê Temático: Histórias esquecidas de mulheres artistas