O ensino de História Medieval e as mídias digitais
possíveis reflexões para uma prática pedagógica significativa
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1301Palavras-chave:
Ensino de História Medieval, Mídias digitais., Formação de professoresResumo
Neste artigo, refletimos sobre o ensino de História Medieval a partir do uso das mídias digitais. Para isso, utilizamos a metodologia da pesquisa bibliográfica com base em recentes reflexões sobre o tema. Observamos a existência de uma multiplicidade de canais de informação a respeito do Medievo, uma associação entre o período medieval e discursos políticos contemporâneos e um distanciamento entre os medievalistas e o cenário escolar. Como conclusão, destacamos a necessidade de investimento na formação inicial e continuada de docentes em História a partir de um diálogo mais próximo com as mídias digitais.Referências
ALBUQUERQUE, Isabela. Diálogos e caminhos para a descolonização do ensino de História Medieval. In: BUENO, André. BIRRO, Renan. BOY, Renato. (Orgs.). Ensino de História Medieval e História Pública. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020, p. 26-38.
ALTSCHUL, Nadia R; BERTARELLI, Maria Eugênia; AMARAL, Clínio. Apresentação do dossiê: o que é o neomedievalismo? Revista Signum, v. 22, n. 1, p. 6-18, 2021.
ALTSCHUL, Nadia R; GRZYBOWSKI, Lukas Gabriel. Em busca dos dragões: a Idade Média no Brasil. Antíteses. Londrina. v. 13, n. 25, p. 24-35, 2020.
FONTOURA, Odir. Narrativas históricas em disputa: um estudo de caso no YouTube. In: BARROS, José D’Assunção (Org.). História Digital: A historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. Petrópolis: Vozes, 2022, p. 150-178.
FRANCO, Aléxia Pádua; COSTA, Marcella Albaine Farias da. Cultura digital e ensino de História: diferentes abordagens e metodologias. In: ANDRADE, Juliana Alves de. PEREIRA, Nilton Mullet. Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2ª. ed. São Leopoldo: Oikos, 2021, p. 327-345.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. Somos todos da Idade Média. Reflexões de História. Disponível em: https://reflexoesdehistoria.wordpress.com/2011/01/31/somos-todos-da-idade-media-por-hilario-franco-junior/ . Acesso em: 24 set. 2023.
FÜHR, Regina Cândida. Educação 4.0 nos impactos da quarta revolução industrial. Curitiba: Appris, 2019.
GALLINDO, Daniele. A Recepção da Idade Média nas mídias contemporâneas - I Ciclo Virtual de Idade Média no Nordeste - Por que estudar História Medieval no Brasil: globalização e apropriações. YouTube, 9 set. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-10WiY3oehM&t=1s . Acesso em: 24 set. 2023.
GRZYBOWSKI, Lukas Gabriel; BIRRO, Renan Marques. História Medieval, Internet e Tecnologias na formação de professores. In: VIANNA, Luciano J. A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 68-91.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
LANZIERI JÚNIOR, Carlile. Cavaleiros de papel: considerações sobre as histórias conectadas de diferentes usos do passado medieval na contemporaneidade dentro e fora do Brasil e seus possíveis impactos na formação do conhecimento histórico escolar. In: VIANNA, Luciano J. A História Medieval entre a formação de professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Autografia, 2021, p. 107-124.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIMA, Douglas Mota Xavier de. Uma história contestada: a História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). Anos 90. Porto Alegre, v. 26, p. 1-21, 2019.
LIMA, Marcelo Pereira. Gênero e História Medieval em tempos de crise: entrevista com o medievalista Marcelo Pereira Lima. Politeia - História e Sociedade. Vitória da Conquista, v. 19, n. 2. p. 86-103, 2020.
LIMA, Marcelo Pereira. Gênero, ensino de História e Medievalidades: (Des)conexões com o passado. Revista Signum, v. 20, n. 2, p. 148-193, 2019.
LUCCHESI, Anita. Por um debate sobre História e Historiografia digital. Boletim Historiar. n. 02, p. 45-57, mar./abr. 2014.
LUCCHESI, Anita; SILVEIRA, Pedro Telles da. O laboratório da história pública digital: aprender entre experimento e negociação. In: HERMETO, Miriam; FERREIRA, Rodrigo de Almeida. História pública e ensino de história. São Paulo: Letra e Voz, 2020, p. 31-49.
MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média no ensino de História. Histórias na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. In: Leandro Karnal (Org.). São Paulo: Contexto. 2007, p. 109-125.
MAYNARD, Dilton C. S.; LUCCHESI, Anita. E-storia. Revista História Hoje. v. 2, n. 4, p. 307-312, 2013.
MENDONÇA JÚNIOR, Francisco de Paula Souza de. Futuros de um passado presente: Reflexões acerca do ensino de História Medieval e do Renascimento. Brathair. n. 21, p. 256-276, 2021.
MENESES, Sônia. Uma história ensinada para Homer Simpson: negacionismos e os usos abusivos do passado em tempos de pós-verdade. Revista História Hoje. v. 8, n. 15, p. 66-88, 2019.
MENESES, Sônia; MELO, Francisco Egberto de. Toda a História em cinco minutos! História Pública e ensino – considerações sobre o passado ensinado no Youtube. In: ANDRADE, Juliana Alves de. PEREIRA, Nilton Mullet (Orgs.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2ª. ed. São Leopoldo: Oikos, 2021, p. 346-359.
NEMER, David. Tecnologia do oprimido. Desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil. Vitória: Editora Milfontes, 2021.
PEREIRA, Nilton Mullet. Imagens da Idade Média na cultura escolar. Aedos. v. 02, n. 02, p. 117-126, 2009.
PEREIRA, Nilton Mullet. MEINERZ, Carla Beatriz. PACIEVITCH, Caroline. Viver e pensar a docência em História diante das demandas sociais e identitárias do século XXI. História & Ensino. Londrina, v. 21, n. 2, p. 31-53, 2015.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico]. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROLLEMBERG, Denise. CORDEIRO, Janaina Martins. Revisionismo e negacionismo: controvérsias. História, histórias. v. 9, n. 17, p. 58-98, 2021.
RÜSEN, Jörn. A função da Didática da História: a relação entre a Didática da História e a (meta) História. Jörn Rüsen: contribuições para uma Teoria da Didática da História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; MARTINS, Estevão Chaves de Rezende. Curitiba: W.A. Editores, 2016, p. 13-42.
SANTOS, Taís Wojciechowski; SÁ, Ricardo Antunes. O olhar complexo sobre a formação continuada de professores para a utilização pedagógica das tecnologias e mídias digitais. Educar em Revista. Curitiba, v. 37, p. 1-20, 2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. URBAN, Ana Claudia. Afinal, o que é educação histórica? Revista Ibero-Americana de Educação Histórica. v. 01, n. 01, p. 07-31, 2018.
SOUSA JÚNIOR, Alexandre. Educação 4.0 e Educação Histórica: Mídias digitais, ensino de História e metodologias ativas para o século XXI. In: LEITE, Priscila Gontijo; BORGES, Cláudia Cristina do Lago; SZLACHTA JR. Arnaldo Martin (Orgs.). Ensino de História, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares. João Pessoa: CCTA, 2022, p. 41-78.