Proposições gerais de território e os professores surdos

Autores

  • Adriano de Oliveira Gianotto UFMS
  • Heitor Romero Marques Universidade Catolica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1275

Palavras-chave:

1. Proposições, 2. Territórios, 3. Professores surdos, 4. Analise do Estudo

Resumo

O artigo se organiza como uma discussão teórica sobre a realidade das proposições gerais de território no contexto atual. Focaliza uma teorização sobre a constituição desses trabalhadores. Para essa realização, recupera conceitos sobre Território, Territorização, Lugares, Contribuições de cada abordagem para a nossa análise, mobilidade, para defender a situacional de professores Surdos. Além disso, lança mão dos conceitos de Territorização, para defender a Identidade do Professor Surdo não como modulações, mas em constatação enquanto categoria de professores surdos para a legitimidade pelo trabalho educativo explicitam o papel da constituição desses Indivíduos/Sujeitos por meio dos aparatos de significação e seus impactos nas formas como eles foram/são, historicamente, marginalizados. Por isso esta tese aponta caminhos para uma análise de contextos de ação de professores surdos e das formas como suas práticas poderão ser interpretadas.

Referências

HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do “Fim dos Territórios” à Multiterritorialidade. 10º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

HAESBAERT, Rogério. Por Amor aos Lugares. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

HAESBAERT, Rogério. Territórios Alternativos. 3. ed. 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-Científico-Informacional. 5. Ed., 1. Reimp. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. 1. ed. 3. Reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. - (Coleção Milton Santos; 7).

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 7. ed. 2. Reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. - (Coleção Milton Santos; 8).

SANTOS, Milton. Metarmofose do Espaço Habitado: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia. 6. ed. 2. Reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. - (Coleção Milton Santos; 10).

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 9. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017. - (Coleção Milton Santos; 1).

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização: Do Pensamento Único à Consciência Universal. 29ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2019

Downloads

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Gianotto, A. de O., & Marques , H. R. (2012). Proposições gerais de território e os professores surdos. Revista Territórios E Fronteiras, 16(2), 211–227. https://doi.org/10.22228/rtf.v16i2.1275