O Além Antes de Dante

a inquietante visão de Túndalo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v15i2.1231

Palavras-chave:

Viagens ao Além, Visão de Túndalo, Conflitualidade

Resumo

Este breve ensaio tem a finalidade de apresentar e discutir alguns curiosos aspectos externos de um corpus exemplar do gênero retórico-poético das viagens fantásticas ou viagens ao Além durante a Idade Média Central. Trata-se da Visio Tnugdali, a Visão de Túndalo, o relato de viagem ao Além mais célebre e disseminado antes da Comédia de Dante Alighieri, de princípios do século XIV e, em grande medida, inspirada pelo escrito com a aventura do Cavaleiro Túndalo. No entanto, o corpus permanece incógnito para a maioria das pessoas.

Biografia do Autor

Marcus Baccega, Universidade Federal do Maranhão

Marcus Baccega é graduado (Bacharelado e Licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, com área de concentração em História Medieval. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Direito do Largo de São Francisco), Advogado Licenciado pela OAB-SP (Registro Licenciado Nº 207990. Realizou Estágio de Pesquisa Doutoral junto à Professora Doutora Cora Dietl, na Universidade Justus-Liebig em Giessen, Alemanha. Realizou estágio de pesquisa junto ao Laboratoire de Médiévistique Occidentale de Paris (LAMOP), da Universidade de Paris 1-Panthéon Sorbonne, sob direção do Professor Doutor Joseph Morsel. Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em História e Conexões Atlânticas: Culturas e Poderes (UFMA).

Referências

ARISTÓTELES. Arte Retórica. I,1,5. São Paulo: Editora Tecnoprint, 1951.

AUERBACH, Erich. Der Auszug des höfischen Ritters. Mimesis. Dargestellte Wirklichkeit in der abendländischen Literatur. Augsburg. Francke Verlag, 2001.

BACCEGA, Marcus. O Touro Encantado na noite dos tempos. Sebastião, sacramento de Artur. In: BACCEGA, Marcus (org.). Combates e Concórdias. Temporalidades do conflito e conciliação na tradição medieval. Curitiba. Editora CRV, 2018.

BACCEGA, Marcus. Apoteose da Cavalaria Cristã. Ignácio de Loyola e a Retórica Medieval. In: MAGALHÃES, Ana Paula Tavares (org.). Linguagem e Produção do Discurso na História. Fontes, modelos e problemas da Cristandade Latina (séculos V a XVI). São Paulo. Humanitas, 2015.

BACCEGA, Marcus. O Sacramento do Santo Graal. Curitiba: CRV Editora, 2018.

MONGELLI, Lênia Márcia. VIEIRA, Yara Frateschi. A Estética Medieval. Cotia: Íbis, 2003.

PÉCORA, Alcir. Máquina de Gêneros. Novamente descoberta e aplicada a Castiglione, Della Casa, Nóbrega, Camões, Vieira, La Rochefoucauld, Gonzaga, Silva Alvarenga e Bocage. São Paulo. Edusp, 2001.

PERELMAN, Chaïm. L’Empire Rhétorique. Rhétorique et Argumentation. Paris: Vrin., 1980.

TRINGALI, Dante. A Retórica Antiga e as outras retóricas. A retórica como crítica literária. São Paulo. Musa, 2014.

WAGNER, Albrecht (org.). Visio Tnugdali. Lateinisch und altdeutsch. Hildesheim. Georg Olms Verlag, 1989.

ZIERER, Adriana. Alimentando o corpo e a alma no medievo. Acta Educ., vol.41, Maringá, jan. 2019, Epub 01-Out-2019.

ZIERER, Adriana. Da Ilha dos Bem-aventurados à Busca do Santo Graal. São Luís do Maranhão. Editora UEMA, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Baccega, M. . (2022). O Além Antes de Dante: a inquietante visão de Túndalo. Revista Territórios E Fronteiras, 15(2), 46–62. https://doi.org/10.22228/rtf.v15i2.1231