Mobile learning

aprender sobre o passado na convergência entre literacia digital e literacia histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v15i1.1139

Palavras-chave:

Mobile Learning, Literacia digital, Literacia histórica

Resumo

Este artigo discute as potencialidades da m-learning para o ensino e aprendizagem histórica, considerando a convergência que se pode realizar entre a literacia digital e a literacia histórica, partindo de um estudo de pesquisas empíricas já realizadas. Para tratar da inseparabilidade, da tensão e da articulação entre: materialidade, conteúdo intelectivo e apropriação do leitor recorre aos autores Pierre Lévy, Roger Chartier e Lucia Santaella e quanto à cognição histórica situada, retoma Peter Lee, Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt. Entende que o mundo intermediado pela hipermídia delineia novas racionalidades, sensibilidades e aprendizagens, incidindo e propiciando a cognição histórica.  

Biografia do Autor

Márcia Elisa Teté Ramos, Universidade Estadual de Maringá

Docente do curso de História e Pedagogia EaD, do Mestrado Profissional em Ensino de História EaD da Unviersidade Estadual de Maringá e do Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

Arnaldo Martin Szlachta Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do curso de educação da Universidade Federal de Pernambuco, do Programa em Pós-Graduação do curso de História e do Mestrado Porfissional em Ensino de História.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Ramos, M. E. T., & Szlachta Junior, A. M. (2022). Mobile learning: aprender sobre o passado na convergência entre literacia digital e literacia histórica. Revista Territórios E Fronteiras, 15(1), 191–217. https://doi.org/10.22228/rtf.v15i1.1139