ENTIDADES DE CLASSE E REFORMA AGRÁRIA: A EDUCAÇÃO RURAL COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS GRUPOS DOMINANTES AGRÁRIOS (1950-1960)

Autores

  • Wallace Lucas Magalhães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v14i1.1078

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar uma estratégia de reprodução de grupos que tinham na propriedade privada elemento fundamental de sua posição social. Partindo do referencial teórico de Pierre Bourdieu, a proposta é apresentar como a educação rural foi defendida por entidades do patronato rural, nas décadas de 1950 e 1960, como instrumento de conservação da estrutura social, que tinha na grande propriedade fundiária um traço demarcador do poder material e simbólico.

Biografia do Autor

Wallace Lucas Magalhães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenação do Curso de Graduação em Relações Internacionais. Instituto de Ci~encias Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

2021-10-06

Como Citar

Magalhães, W. L. (2021). ENTIDADES DE CLASSE E REFORMA AGRÁRIA: A EDUCAÇÃO RURAL COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO SOCIAL DOS GRUPOS DOMINANTES AGRÁRIOS (1950-1960). Revista Territórios E Fronteiras, 14(1), 243–266. https://doi.org/10.22228/rtf.v14i1.1078